Comissões aprovam programa estadual de acompanhamento de gestantes autistas
Os deputados aprovaram na reunião conjunta das comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Piauí desta terça-feira (4) projeto de autoria de Rubens Vieira (PT) que institui o Programa Estadual de Acompanhamento Pré-Natal e Pós-Parto de Gestantes com Transtorno do Espectro Autista.
A matéria passou pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Saúde, Educação e Cultura (CECS) sob a relatoria do deputado Marden Menezes (Progressistas).
Entre as várias ações que o Estado deverá passar a executar para as gestantes autistas está o acompanhamento por equipes de saúde multidisciplinares que tenham obstetras, ginecologistas, psicólogos, psiquiatras e outras especialidades. Este apoio vai ser garantido desde o início da gestação até o filho completar dois anos.
O objetivo é reduzir a mortalidade materna e infantil nessa parcela da população e conseguir que as crianças com tendência a ter algum tipo de deficiência sejam acompanhadas desde o seu nascimento. Isso contribui para que elas garantam uma vida com mais acesso a direitos e melhor qualidade.
A medida é um avanço para a população com transtorno do espectro autista justamente no Abril Azul. Nesse mês, são feitas campanhas internacionais de conscientização sobre a deficiência.
ESCOLINHAS - Matéria de autoria do deputado Marden Meneses (Progressistas) que obriga as escolinhas de futebol a terem um responsável técnico formado em educação física também passou pela CCJ e pela CECS. O parlamentar lembrou a importância dos profissionais da área e que é autor de matérias semelhantes para academias de condomínio.
Nícolas Barbosa – Edição: Iury Parente