Comissões aprovam o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais

por paulo — publicado 14/06/2022 12h00, última modificação 14/06/2022 12h00
O Refis foi aprovado nas comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Alepi.
Comissões aprovam o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais

Reunião conjunta das comissões técnicas

As Comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação aprovaram, nesta terça-feira (14), pareceres favoráveis dos deputados Henrique Pires (MDB), presidente da CCJ, e Francisco Limma (PT), ao Projeto de Lei 18/22 do Poder Executivo que trata sobre o Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis).


Atendendo solicitação do deputado Marden Menezes (Progressistas), Francisco Limma disse que o Refis possibilitará redução de 60% a 95% nos juros e multas de débitos tributários inscritos ou não da dívida ativa do Estado que tiverem sido contraídos até o dia 31 de dezembro do ano passado.


Francisco Limma afirmou que a redução de 95% beneficia os contribuintes devedores de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Serviços, Transportes e Comunicação) que pagarão os seus débitos à vista, enquanto os descontos de 60% a 90% poderão ser parcelados.


O parlamentar petista esclareceu ainda que o Projeto de Lei estabelece que a adesão ao Refis deve ser feita até o dia 31 de agosto próximo.


ENTIDADES – A CCJ aprovou pareceres favoráveis do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) aos Projetos de Lei 50/22 e 35/22 dos deputados Fábio Novo (PT) e Henrique Pires que dispõem sobre o reconhecimento de utilidade pública da Associação dos Portadores da Doença de Crown e Retocolite Ulcerativa no Piauí e do Instituto Tartaruga do Delta.


Gessivaldo Isaías teve aprovados pareceres favoráveis aos Projetos de Lei 75/22 e 52/22 dos deputados Marden Menezes e Fábio Novo que dispõem sobre reconhecimento de utilidade pública da Associação Cultural São João Dourado de Piripiri e da Fundação Pequeno Gabi.


Também, foi aprovado parecer favorável de Gessivaldo Isaías ao Projeto de Lei 70/22 do deputado Franzé Silva (PT) que reconhece de utilidade pública a Associação dos Moradores da Santa Maria da Codipi, em Teresina.


Participaram das reuniões das comissões os deputados Henrique Pires, Fábio Novo, Francisco Limma, Francisco Costa (PT), líder do Governo, Marden Menezes, Severo Eulálio (MDB), Teresa Britto (PV), B. Sá (Progressistas), Nerinho (PT) e Franzé Silva.



J. Barros - Edição: Katya D'Angelles