Comandante do 2º BEC recebe título de cidadão piauiense na Assembleia
A Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira(23), sessão solene para entrega do título de cidadão honorário piauiense ao comandante do 2o BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), coronel Heider Staevie dos Santos e, também, em homenagem ao Dia do Soldado que é comemorado em todo o Brasil no dia 25 de agosto.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), que requereu a realização das homenagens, abriu a sessão solene convidando para a mesa de honra, dentre outros, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, e o secretário estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira, representando a governadora Regina Sousa.
Após a condução ao plenário do coronel Heider Santos, que se encontrava no gabinete da presidência da Casa, pelo deputado Coronel Carlos Augusto (MDB), a Banda de Música do 2o BEC executou o Hino Nacional e o presidente Themístocles Filho fez a entrega do título de cidadania ao homenageado.
Ao falar sobre a sua proposição, Themístocles Filho destacou o transcurso do Dia do Soldado, citando o Patrono do Exército Brasileiro, general Luis Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Ele disse que os soldados prestam relevantes serviços ao Piauí e ao Brasil.
Themístocles Filho falou, em seguida, sobre o coronel Heider Santos, fazendo um relato de sua atuação no Exército e destacando o trabalho que realiza em benefício do Piauí à frente do 2o BEC. Ele afirmou que o coronel Heider Santos é o responsável pelas obras de melhoria da rodovia BR-222 que passa pelo Piauí e beneficia quatro Estados, incluindo o Ceará, Maranhão e o Pará.
Acrescentou o presidente da Alepi que o coronel Heider Santos exerce suas atividades com dignidade, honradez e amor à pátria e que, como cidadão piauiense, haverá de honrar o título que recebeu, passando a ter mais dedicação e amor ao Piauí.
Após a exibição de um vídeo alusivo ao Dia do Soldado, o coronel Heider Santos discursou agradecendo à Assembléia Legislativa pela homenagem e afirmou que o recebimento do título de cidadania era motivo de orgulho e satisfação. “Sinto-me profundamente honrado e procurarei zelar e honrar este título”, declarou ele, que agradeceu ainda a todos os soldados pelos serviços que prestam ao Brasil.
O coronel Heider Santos prestou, também, uma homenagem ao presidente Themístocles Filho com a entrega de uma placa e de livros sobre o Exército brasileiro. Themístocles Filho agradeceu a homenagem do comandante do 2o BEC e disse que os livros integrarão o acervo da Biblioteca da Assembleia Legislativa para que sejam lidos e consultados pela população.
Antes do encerramento da sessão solene, a Banda de Música executou o Hino do Exército Brasileiro e o presidente Themístocles Filho convidou a todos os presentes para um coquetel no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade.
J. Barros - Edição: Katya D'Angelles