Cigarros eletrônicos e crimes cibernéticos contra crianças no alvo da Alepi

por Iury Aragão publicado 22/10/2024 14h10, última modificação 22/10/2024 14h12
Campanhas de conscientização sobre temas são aprovadas

Os malefícios dos cigarros eletrônicos e os perigos dos crimes cibernéticos, principalmente para crianças e jovens, receberam a atenção em dois projetos aprovados na reunião da  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (22). O deputado Marden Menezes (Progressistas) é o autor das duas matérias que criam campanhas de conscientização.

 

Ambas as ações devem ser feitas em locais de ensino. Relatada pelo vice-presidente da Alepi, deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), a campanha de conscientização sobre os malefícios dos cigarros eletrônicos deve ser feita em universidades e escolas. Os prejuízos causados à saúde cardiovascular, o aumento das taxas de colesterol e alterações dos fluxos sanguíneos são alguns dos problemas que devem ser apresentados na campanha. Esse projeto, agora, segue para a Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CECS).

 

Quanto à campanha de conscientização de crimes cibernéticos, com ênfase no uso indevido da inteligência artificial, cometidos contra crianças e adolescentes, Marden Menezes focou na proteção dessa parcela da população em conjunto com pais, responsáveis e educadores. A matéria foi relatada por Wilson Brandão na CCJ e agora vai ser analisada na Comissão dos Direitos Humanos, Juventude, Minorias e Igualdade Racial.

 

HOMENAGENS - Dois projetos que homenageiam políticos de atuação de destaque foram aprovados na mesma sessão da CCJ e agora seguem para a Comissão de Administração Pública e Política Social. Dr. Felipe Sampaio (MDB) é o autor da matéria que denomina o 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar do Município de Esperantina-PI, de Themístocles de Sampaio Pereira. Em Picos, Severo Eulálio (MDB) propôs homenagear Severo Maria Eulálio Filho no nome do Ginásio Poliesportivo da cidade. A primeira recebeu parecer favorável de Henrique Pires (MDB) e a segunda de Francisco Limma (PT).

 

Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente