Cete vai analisar processos de revisão territorial que já duram 15 anos, afirma presidente

por Katya D'Angelles publicado 26/03/2025 12h15, última modificação 26/03/2025 14h34
Em uma primeira reunião da Cete e APPM o caso de 17 cidades foi alinhado. O encontro contou com a participação de autoridades e representantes municipais, entre eles o presidente da APPM (Associação Piauiense dos Municípios) Admaelton Bezerra.

 

 

A Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí (Cete) realizou reunião para apreciação de projetos de revisão territorial de 17 municípios do Piauí. 

Segundo o presidente da Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Hélio Isaías (PT)a situação de cada município foi analisada e resolvidos os últimos ajustes. . “Tem processos antigos que estão aqui há mais de 15 anos e estão parados e estamos aqui para resolver”, afirmou.


Durante a reunião foram concluídos todos os procedimentos de conciliação para a revisão territorial dos municípios para a conclusão dos procedimentos técnicos necessários à elaboração da nova Lei que regulamenta as dimensões territoriais dos mesmos. 


O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, com a presença do prefeito de Sussuapara, Naerton Moura, assinou  a adequação territorial entre o seu município e São José do Piauí.


Em seguida, foram concluídos e assinados pela Comissão Territorial, da qual a APPM têm assento, todos os processos equacionados nessa oportunidade, e dado andamento, a fim de que sejam elaborados os Projetos de Lei que, após submissão à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), serão enviados para aprovação do Plenário e posterior sanção do governador.


Dessa forma, ficaram regularizados os limites e territórios dos respectivos municípios: Batalha, Colônia do Piauí, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Milton Brandão, Nova Santa Rita, Santa Rosa do Piauí, São João da Canabrava, São João da Varjota, Simplício Mendes, Água Branca, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Olho D´Água do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São José do Piauí e Sussuapara.



Liuce Santos - Edicao Katya D'Angelles