CCJ aprova quatro Títulos de Cidadania

por Iury Aragão publicado 06/06/2023 11h30, última modificação 06/06/2023 12h18
As matérias devem ser votadas no Plenário da Assembleia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (6), quatro projetos para a concessão de Títulos de Cidadania Piauiense. As matérias seguem para votação no Plenário.

 

O primeiro, de autoria do deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB), contempla o médico oncologista Rodrigo José de Vasconcelos Valença, um dos fundadores da Associação Casulo, que presta apoio a pessoas com autismo e outras desordens do comportamento, linguagem e aprendizagem, de caráter assistencial e beneficente, sem fins lucrativos.

 

O magistrado e professor doutor Nereu José Giacomolli também tem o aval da CCJ para receber a honraria. O deputado Georgiano Neto (MDB), propositor da homenagem, afirma que Giacomolli é um dos principais responsáveis pela vinda do Mestrado em Ciências Criminais para o Piauí.

 

O professor, procurador, observador e cronista Leandro Maciel do Nascimento deve receber Título de Cidadão Honorário, por proposição do deputado Severo Eulálio (MDB). E, por iniciativa do deputado Henrique Pires (MDB), o advogado e escritor Joaci Fonseca de Góes também está entre as personalidades a serem contempladas.

 

UTILIDADE PÚBLICA - A CCJ também aprovou projetos que reconhecem a utilidade pública da Associação Passos de Luz, de Buriti dos Lopes; da Associação Esportiva São Paulo e da Associação Complexo Nova Ceasa Social, ambas de Teresina. As três proposições seguem para apreciação do Plenário da Assembleia.

   

EVENTOS - Foi aprovado pela CCJ o Projeto de Lei 43/23, do deputado Fábio Novo (PT), que institui no calendário de eventos oficiais do Piauí o Festival da Ata, realizado anualmente na comunidade Engano de Baixo, de Lagoa de São Francisco, assim como o Projeto de Lei 113/23, do deputado Dr. Hélio (MDB), que denomina de "1º Tenente Raimundo Benilson do Nascimento" o prédio do 3º GBM, no município de Parnaíba. Ambos ainda devem passar pela Comissão de Administração Pública e Política Social.

 

MULHER - O deputado Fábio Novo também é autor do Projeto de Lei 95/23, aprovado pela CCJ, que dispõe sobre mecanismos para coibir violência contra mulheres. A pauta foi encaminhada para análise de mérito na Comissão de Defesa do Direito da Mulher.

 

 

Cristal Sá – Edição: Iury Parente