CCJ aprova projeto de lei de incentivo e proteção aos ciclistas

por Iury Aragão publicado 11/11/2022 11h05, última modificação 11/11/2022 11h09
Dentre os objetivos do PLO estão o incentivo ao uso de bicicletas como transporte alternativo e o respeito aos direitos dos ciclistas

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) aprovou, na última terça-feira (9), o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 122/22, que institui a Lei de Incentivo e Proteção aos Ciclistas no Piauí.

 

De acordo com o autor da proposta, deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos), o Projeto busca promover a melhoria da saúde e do bem-estar dos cidadãos que fazem uso da bicicleta. “Recentemente, aumentou muito o número de ciclistas. Além de ser uma modalidade esportiva, muitas pessoas utilizam a bicicleta para ir ao trabalho. Isso traz benefícios para a saúde e também para a economia”, diz o parlamentar. 

 

Informações divulgadas, no ano passado, pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), mostram que a produção de bicicletas no país subiu em 2021 para 749 mil unidades. A entidade espera encerrar o ano de 2022 com um crescimento de 50%.  

 

Dentre os objetivos do PLO também estão o incentivo ao uso de bicicletas como transporte alternativo e o respeito aos direitos dos ciclistas. 

 

A proposta ainda será apreciada pela Comissão de Administração e Política e Política Social (CAPPS) da Alepi antes de seguir para a votação em plenário. 

 

 

Andréia Sousa - Edição: Katya D'Angelles