CCJ aprova prioridade às mulheres vítimas de violência no IML

por Katya D'Angelles publicado 12/03/2024 13h20, última modificação 12/03/2024 13h40
A matéria foi apresentada pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT)

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei 261/23, do deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), que dispõe sobre a prioridade para atendimento e emissão de laudos pelo IML – Instituto Médico Legal para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e para vítimas de estupro de vulneráveis. A pauta foi relatada pelo deputado Gustavo Neiva (Progressistas).

 

“O objetivo deste projeto é oferecer mais celeridade à apuração dos casos de violência contra a mulher ocorridos em nosso estado. Sabemos das inúmeras queixas frequentes com relação à demora em emissão de laudos que comprovam a ocorrência de violência doméstica e familiar e vítimas de estupro de vulnerável”, destaca o autor da proposição.

 

A matéria segue para a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, assim como o Projeto de Lei 383/23, também do deputado Marcus Kalume, que visa garantir meia-entrada às mulheres em eventos culturais, esportivos e de lazer, no dia 08 de março de cada ano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O relator da pauta foi o deputado Hélio Isaías (PT).

 

Cristal Sá – Edição: Kattya D’Angelles