B. Sá defende que o Piauí seja beneficiado pela transposição do São Francisco
Os eixos Norte e Leste do projeto foram executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
O deputado B. Sá (Progressistas) conclamou o governador Rafael Fonteles (PT) a lutar pela execução do Eixo Oeste do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, que contemplaria o Piauí. O assunto foi tema de discurso no grande expediente da sessão plenária desta quarta-feira (20).
De acordo com B. Sá, o Eixo Oeste estava previsto no projeto inicial da transposição, elaborado pelo Consórcio Hidroterra-Noronha Engenharia. "Não avançou. Nossas autoridades, muitas delas, não se interessaram por isso", disse.
B. Sá afirmou que o Eixo Oeste demandaria apenas 10% do valor empregado nos Eixos Norte e Leste. "Hoje, pra fazer o Eixo Oeste, seria gasto em torno de R$ 1,5 bilhão. É pouco para o governo federal. É um investimento estratégico para o nosso estado, pra solucionar um problema grave daquela região", pontuou.
O parlamentar destacou que o pai, B. Sá, enquanto deputado federal, chegou a participar de diversas reuniões na Câmara dos Deputados sobre o assunto e defendeu o Eixo Oeste junto ao então ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes.
"A ideia da transposição do Eixo Oeste era exatamente pra tirar água da barragem Sobradinho até as nascentes do rio Piauí e do rio Canindé. São regiões que sofrem com a seca. Exatamente pra fazer com que esses rios intermitentes se tornem rios perenes", disse.
APOIO - O presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT), parabenizou B. Sá pelo pronunciamento e garantiu apoio à inclusão do projeto numa próxima etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O líder do Governo na Assembleia, deputado Fábio Novo (PT), também se colocou à disposição para levar a ideia adiante.
Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles