Assessores debatem adequações na divulgação do trabalho legislativo

por Katya D'Angelles publicado 17/06/2022 15h55, última modificação 20/06/2022 07h54
Mudanças exigidas pelo período eleitoral e novas ferramentas tecnológicas foram a pauta do minicurso.

 

Nesta última quarta-feira (15), a Coordenadoria de Imprensa, Relações Públicas e Divulgação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) reuniu assessores parlamentares para minicurso sobre condutas vedadas na propaganda institucional, tramitação de projetos e uso de sistemas disponibilizados pelo Poder Legislativo que permitem uma melhor atuação dos deputados. Cerca de 20 assessores compareceram ao encontro que contou a colaboração servidores de vários setores da Casa.

A partir do dia 2 de julho, várias formas de divulgação do trabalho legislativo devem sofrer alterações se adequando ao que determina a Justiça Eleitoral durante o período de pré-campanha e de campanha eleitoral de modo a evitar sanções aos parlamentares que concorrem a reeleição, como, por exemplo, ter o registro de candidatura impugnado ou até a cassação do diploma depois da posse.

Situações muito explícitas de promoção pessoal, geradas a partir do trabalho legislativo, podem configurar abuso de autoridade e que o foco é trabalhar a publicidade a partir de critérios educativos, informativos e de orientação. A diretora de comunicação da Alepi, Katya D'Angelles, aproveitou para informar que, por conta dessas exigências legislativas, a edição de conteúdos enviados por assessorias de imprensa pode passar por adequações.

 

O secretário-geral da Mesa da Alepi, Manuelito Costa, e o assessor legislativo da Comissão de Constituição e Justiça, Régis Marinho, passaram conteúdos sobre alguns processos regimentais mais utilizados e  atualizações que estão sendo implementadas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), como inclusão de pautas discutidas nas reuniões de comissões e dados de audiências públicas. Veranísio Barros, do Intelegis Piauí, finalizou a reunião mostrando vários serviços tecnológicos que o Interlegis disponibiliza aos parlamentares, entre elas, a possibilidade de os deputados terem páginas personalizadas que facilitam a prestação de contas do mandato e a comunicação direta com a sociedade.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles