Assembleia Legislativa empossa os 30 deputados estaduais nesta quarta
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza, na manhã desta quarta-feira (1º), cerimônia de posse dos 30 deputados estaduais eleitos no pleito de 2 de outubro de 2022. Deputados reeleitos e de 1º mandato começarão a 20ª Legislatura a partir de terça-feira (2).
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) disse estar otimista para uma próxima legislatura com mais oportunidades de atuação. “Espero que não tenhamos nenhuma chaga mundial, como a pandemia. Meu primeiro mandato teve uma boa parte com a Assembleia fechada, sem poder desenvolver o que gostaríamos de fazer. Mas o deputado estadual foi feito para executar o Poder Executivo e propor leis. Tive a felicidade de ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e espero compor novamente o quadro das comissões técnicas. Também presidi a Comissão de Finanças, Fiscalização e Controle”, relatou.
Tomando posse pela sexta vez, o deputado Hélio Isaías (PT) disse esperar uma atuação voltada para o desenvolvimento do Estado. “Espero apresentar projetos, propostas, fiscalizar e buscar parcerias com o poder Executivo para levar ações para os municípios. Fui Secretário de Estado por três vezes e várias áreas tiveram avanço, mas esperamos que áreas como a saúde, a educação e a segurança pública possam avançar ainda mais. Esse será o nosso trabalho na Casa”, explicou.
1º MANDATO - Eleito para o primeiro mandato, o deputado Aldo Gil (Progressistas) afirmou que tem a expectativa de contribuir com o Poder Legislativo por meio da implementação de políticas públicas. “Iremos propor as nossas ideias por meio de Projetos e ao mesmo tempo acolher as propostas que vierem dos outros poderes. O mais importante é ouvir e estar perto do Povo. Temos que ouvir os dirigentes sindicais, os representantes de entidades e trazer ideias para o aprimoramento e desenvolvimento econômico. Espero aprender com os mais experientes e também trazer as minhas ideias e convicções ideológicas”, disse.
O deputado eleito Jeová Alencar (Republicanos) diz manter o mesmo estilo de trabalho do período em que exerceu o mandato de vereador da cidade de Teresina. “Primeiro quero demonstrar meu sentimento de gratidão a Deus, ao povo do Piauí e, especialmente, ao povo de Teresina. Estou em uma nova casa, em um novo mandato, mas a minha essência é a mesma: trabalhar pelo povo, sobretudo para aqueles que mais precisam, junto com os nossos colegas. Vamos tentar ajudar o máximo que pudermos a população”, disse.
O parlamentar afirmou ainda que atuará como uma oposição responsável. “A eleição passou. Acreditamos em um projeto que pensávamos ser o melhor para o Estado, mas o povo escolheu um outro governo. Não seremos oposição por oposição e nem uma oposição irresponsável. Estaremos sempre ao lado do povo e do Estado”, finalizou Jeová Alencar.
Andréia Sousa - Edição: Iury Parente