Sessão Solene vai homenagear Corpo de Bombeiro
A Assembleia Legislativa do Piauí realizará sessão solene, amanhã (13), às 9h, em homenagem ao Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Piauí. A data é comemorada no dia 2 de julho em referência a criação do primeiro Corpo de Bombeiro no país, no ano de 1856. O requerimento é de autoria do pastor Gessivaldo Isaías (Republicanos).
O Parlamentar justificou o requerimento dizendo que os Corpos de Bombeiros Militares possuem como principal missão a execução de atividade de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas. Desde 1915 são considerados Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.
“O Corpo de Bombeiros do Piauí foi criado em 1944, através do Decreto Lei n° 808, de 18 de julho, como uma Seção de Bombeiros da Força Policial do Piauí (atual PMPI). O efetivo inicial era de trinta e três militares: um tenente; três sargentos; quatro cabos; e vinte e cinco soldados. Em setembro de 1968 a Corporação foi reestruturada; sendo recomposto seu efetivo e equipamento”, declarou Gessivaldo Isaías.
A desvinculação da Polícia Militar do Piauí, ocorreu através da Lei nº 5.276, de 23 de dezembro de 2002, onde o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Piauí passou a ser denominado Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, processo este que ocorreu de forma pacífica e foi fundamental para que a corporação avançasse nas conquistas, tornando-se uma instituição militar estadual, autônoma, administrativa e financeira, subordinada diretamente ao Governador do Estado.
Liuce Reis - Edição: Katya D'Angelles