Assembleia Legislativa do Piauí celebra o aniversário de 30 anos da Fapepi
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza amanhã quarta -feira (6), a partir das 9 horas, no Plenário Waldemar Macedo, uma solenidade em homenagem aos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - Fapepi. Criada em 1993, com a finalidade de promover o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas do Estado do Piauí.
“A comemoração da data é fundamental para reconhecer e reforçar a importância da Fapepi ao longo dessas três décadas”, esclareceu o deputado Francisco Limma (PT), autor do requerimento aprovado em sessão plenária, em outubro deste ano.
O parlamentar disse ainda que após esforço conjunto de professores e pesquisadores do Estado, e desde a sua criação, a agência de fomento vem propiciando a ampliação de suas metas, mantendo seus programas institucionais em plena execução e firmando parcerias de cooperação técnica com órgãos da administração estadual, federal e de outros países.
O deputado Francisco Limma esclareceu também, que os investimentos aplicados pela Fapepi, em seus programas, subsidiaram as atividades desenvolvidas por pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa do Piauí. A Fundação financia projetos de pesquisa científica tecnológica e de inovação, concessão de bolsas de apoio à pesquisa e de pós-graduação, o intercâmbio do conhecimento científico e/ou tecnológico, além da participação em eventos científicos e tecnológicos, publicações e divulgações científicas e ainda a realização de eventos científicos e tecnológicos.
“Com todo esse esforço, a Fapepi tem o propósito de promover a consolidação do desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do Estado, com vistas a alavancar a execução do projeto de fomento à inovação e competitividade”, ressaltou Limma.
Amparo Oliveira – Edição: Katya D’Angelles