Assembleia completa 188 anos em seu período mais longevo

por Katya D'Angelles publicado 03/05/2023 12h34, última modificação 03/05/2023 12h34
A comemoração do aniversário da Casa será realizada com os servidores com o corte de bolo na Praça do Povo

Com um histórico marcado por dissoluções e reaberturas, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) completa 188 anos nesta quinta-feira (4). A primeira reunião de deputados piauienses aconteceu em 1835, ainda na cidade de Oeiras, quando esta ainda era a capital da então província do Piauí. O presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT) lembrou a importância da data na sessão plenária desta quarta-feira (3). A comemoração do aniversário da Casa será realizada com os servidores com o corte de bolo na Praça do Povo a partir das 10 horas. 


Sobre a História da Casa narra o historiador Lourival de Carvalho Santos, na obra Cronologia Histórica da Assembleia Legislativa do Piauí, a Assembleia Legislativa Provincial do estado contava com apenas 20 deputados, contrariamente aos 30 eleitos na atual legislatura. A duração do mandato era de apenas dois anos. Eles passaram a ser de quatro anos apenas após a Proclamação da República, mas teriam que esperar dois anos após esse fato histórico, porque os republicanos fecharam as assembleias legislativas e permitiram as suas reaberturas apenas em 1891.


A Alepi foi novamente fechada em 23 de outubro de 1930, após a Revolução que acabou com a chamada Primeira República. Apenas em 1934 foram feitas novas eleições para o Legislativo estadual, composto por 24 membros. Mas apenas três anos depois, a Alepi voltou a ser fechada, o que perdurou até 1947. Após este ano, a Assembleia não voltaria a ser fechada, mas assim que houve o Golpe Militar de 1964, os mandatos de quatro deputados e três suplentes foram cassados. Acontecimentos que também ocorreram durante o mês de maio, há 59 anos.

 

 

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles 

registrado em: