Assembleia celebra 40 anos da Secretaria de Justiça

por Katya D'Angelles publicado 11/09/2023 12h56, última modificação 11/09/2023 12h56
A solenidade foi proposta pelo deputado Dr. Hélio (PT) e reuniu autoridades de todo o sistema prisional piauiense

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) completou 40 anos em maio deste ano. Com o objetivo de homenagear a história do órgão, a Assembleia Legislativa do Piauí realizou uma sessão solene nesta segunda-feira (11), por iniciativa do deputado Dr. Hélio (MDB). Na ocasião, o secretário de estado da Justiça e deputado licenciado, coronel Carlos Augusto, recebeu, em nome da Sejus, o certificado de Reconhecimento Legislativo pelos serviços prestados ao Piauí. 




"Sei que há muitas estruturas do Governo do Estado que merecem festejar, que tem serviços e resultados que justificam você celebrar a cada ano, pelo crescimento, pela qualidade, pelos avanços, pelos serviços prestados ao estado do Piauí, e uma delas é a Secretaria de Justiça do nosso estado. A todos que compõem a secretaria de Justiça, a todos os servidores, a todos os colaboradores, através do nosso secretário Carlos Augusto, meus parabéns, e o nosso compromisso de estar sempre à disposição para contribuir com o fortalecimento da Sejus", destacou o deputado Dr. Hélio.




O secretário Carlos Augusto destacou as ações da Sejus voltadas à ressocialização dos detentos e o esforço para melhorar a estrutura das 17 unidades prisionais existentes no estado, por meio de reformas e ampliações. "Queremos transformar o sistema de cumprimento de pena. [...] Temos 3.100 vagas pra 6.084 pessoas que cumprem pena hoje no Piauí. Fizemos o Censo Penitenciário e ele nos diz muito. Diz da condição de cada pessoa que cumpre pena e o que devemos implementar pra cumprir efetivamente o que manda a lei", frisou.



Durante a solenidade, foi exibido um vídeo sobre a história da Sejus e suas várias mudanças. "O sentimento que nasce é de gratidão ao próprio Poder Legislativo, pela participação nessa transformação; aos secretários anteriores, cada qual, com a sua leitura, colocou um tijolo na construção da Secretaria de Justiça; aos policiais penais, que entregaram sua vida, sua saúde e sua própria liberdade em razão de fazer um sistema penitenciário voltado para a dignidade da pessoa humana", disse o diretor de Administração Penitenciária, Reginaldo Moreira.




"Que venham mais 40 anos da Secretaria de Justiça, com grandes conquistas, sempre trabalhando junto com o Poder Judiciário, com a Defensoria Pública, com o Ministério Público e com os demais órgãos que compõem todo o sistema de Justiça. Vejo a Secretaria de Justiça como secretaria de cidadania, dos direitos humanos, onde temos cada um fazendo o seu papel, para garantir esses direitos a todas as pessoas privadas de liberdade", pontuou o juiz da Vara de Execuções Penais e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, Marcus Klinger.




A solenidade contou com a participação do vice-presidente da Assembleia, deputado Evaldo Gomes; do deputado Hélio Rodrigues (PT); assim como do juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Thiago Brandão; da Defensora-Geral Carla Yáscar; do presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB Piauí, Albelar Prado; dentre outras autoridades.





Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles

registrado em: