Assembeia realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Cerimonialista

por Katya D'Angelles publicado 30/10/2023 14h04, última modificação 30/10/2023 14h04
Para reconhecer que os profissionais cerimonialistas desempenham um papel importante em eventos de todas as naturezas

A Assembleia Legislativa do Piauí realizou na manhã desta segunda-feira (30) sessão especial em homenagem alusiva ao dia Nacional do Cerimonialista, comemorado dia 29 de outubro. A realização da sessão comemorativa foi requerida pelo deputado Dr. Gil Carlos (PT), ao reconhecer que os profissionais cerimonialistas desempenham um papel importante em eventos de todas as naturezas, sejam eles governamentais, empresas ou sociais.

Em seu pronunciamento, o parlamentar lembrou que são eles os responsáveis para que as cerimônias, protocolos e solenidades ocorram de maneira respeitosa, assegurando que todos os envolvidos tenham uma experiência significativa e ser conservadas nas lembranças. “ Essa é uma maneira de reconhecer um trabalho que, muitas vezes, passa imperceptível na sua contribuição para o sucesso dos eventos inesquecíveis”, lembrou Dr. Gil Carlos. O evento foi aberto pelo presidente Franzé Silva (PT), em seguida conduzida pelo idealizador da solenidade

O Cerimonial do Ministério Publico do Piauí, foi representado pela cerimonialista Lícia Botelho. Ela disse que a sessão solene representa um momento muito importante e significativo em que o Parlamento do Piauí, que reconhece o zelo, os cuidados que esse profissional trabalham nos bastidores para fazer a felicidade do próximo, com amor, respeito, generosidade e empatia.

Emília Nunes, que faz parte da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo e Membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, cerimonialista também usou a tribuna para a agradecer a homenagem e reconhecimento da relevância e a perspicácia antecipam detalhes para evitar improvisos, e transforma a simplicidade em formalidade. “ Definimos estilos, capturamos culturas dos povos, a linguagem, temos a resposta rápidas e soluções precisas”, destacou.

Para o chefe do Cerimonial da Alepi, Manoel Veras, a data é um momento importante, pois reafirma quão necessário são esses profissionais. Afinal, o cerimonialista é indispensável para auxiliar e atender as demandas, além de zelar e cuidar para que tudo ocorra como planejado”. O cerimonialista é o organizador, observador, ágil, discreto, é um doutor em formalidade, o trabalho é um sacerdócio". Ele encerrou o seu pronunciamento homenageando aos profissionais do Poder Legislativo que desempenham papel para a atender as demandas diária da Casa.

Mateus Santos, chefe do Cerimonial do Tribunal e Justiça do Piauí, relatou a adrenalina vivida em cada evento é um desafio para ele que embora com apenas 23 anos, está a frente de uma tarefa tão importante não limita o bom desenvolvimento com esforço e criatividade que são fundamentais em cada evento.

Representando o Governo do Estado, o coordenador de Comunicação do Estado, Mussoline Guedes, lembrou, que houve uma ocasião a em que teve que exercer o papel de mestre de cerimônia, na cidade de Picos. Todos os elementos necessários. E por conta disso transmitiu total segurança E pela organização, zelo e cuidados desses profissionais que garantiram a execução do trabalho com excelência.

A mesa de honra foi composta por Mara Beatriz, Chefe do Cerimonial do Governo do Estado do Piauí, Manoel Veras, Chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa do Piauí, Acadêmico da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, Associada à Academia Argentina de Cerimonial, Mateus Santos, Chefe do Cerimonial do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Lícia Botelho, Chefe do Cerimonial do Ministério Público do Piauí, Iza Marques Chefe do Cerimonial do Regional do Trabalho 22ª Região, Anete Marques, do Cerimonial do Tribunal de Contas do Estado.

Amparo Oliveira - Edição: Katya D'Angelles