Aprovado requerimento para reunião da CETE sobre litígio entre Piauí e Ceará

por Iury Aragão publicado 03/05/2023 12h20, última modificação 03/05/2023 12h17
Deputados estaduais e bancada federal vão se reunir para debater o tema

Os deputados aprovaram na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (2) requerimento do deputado Francisco Limma (PT) para que seja realizada uma reunião sobre o litígio territorial entre Piauí e Ceará.

O parlamentar requereu que o encontro aconteça na Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Casa com a participação dos deputados estaduais e da bancada federal do estado em Brasília. Ainda deve ser agendada a data da reunião.

Mais quatro requerimentos de parlamentares da bancada do PT na Alepi foram aprovados nesta terça-feira. Sobre estradas, Rubens Vieira cobrou melhorias na via principal que perpassa os Tabuleiros Litorâneos e Hélio Rodrigues o roço da PI-211, que liga Joaquim Pires a Esperantina.

Já Warton Lacerda requereu a mudança da 18ª Gerência Regional de Educação de Teresina para a cidade de Altos, por acreditar que isso facilita a gestão escolar de vários municípios da região. Um voto de louvor de autoria de Fábio Novo também recebeu a aprovação do Plenário. Ele é para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por causa das políticas anunciadas no dia 1º de maio.

Outras duas homenagens propostas em requerimentos foram aprovadas na sessão. Uma é a proposição da deputada Simone Pereira (MDB) para a realização de uma sessão solene no dia 18 de maio pelo Dia do Assistente Social. A segunda foi um voto de pesar pelo falecimento de Rosa de Castro Macedo, de autoria de Bárbara do Firmino (Progressistas).

Da mesma parlamentar, foi aprovado requerimento solicitando da Prefeitura de Teresina a capina e a limpeza de ruas do bairro Torquato Neto.

O deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) também teve uma matéria aprovada. Ele requereu a instalação de quebra-molas nas PIs 211 e 112. Na primeira, eles devem ser instalados nas proximidades do Zé Lopes e do Bairro José, e na segunda nas localidades Massapê e Forquilha.

Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente