Aprovado aumento da contribuição do Governo à previdência e reajuste de professores

por Katya D'Angelles publicado 30/04/2024 14h50, última modificação 30/04/2024 15h29
Programa de anistia de débitos fiscais também foi aprovado pelo plenário da Casa

Dois projetos enviados pelo Governo do Estado que tratam dos servidores públicos foram aprovados na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (30). As matérias abordam os valores da contribuição do Executivo para a previdência e a remuneração dos professores.

 

Na área previdenciária, a matéria aprovada no Plenário, após passar na Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS) com parecer favorável de Gustavo Neiva (Progressistas), prevê que o Executivo faça repasses à Previdência em caso de déficit atuarial. O projeto cria uma contribuição extraordinária que pode chegar a até o dobro dos 28% que são repassados atualmente pelo Poder.

 

“Tal medida, foi apresentada como estratégica para preservar o equilíbrio financeiro conforme preceitos constitucionais e legais pertinentes. É notório que nos últimos anos o Poder Executivo tem enfrentado desafios significativos refletidos no crescente déficit financeiro apresentado nos exercícios de 2021 a 2023, conforme dados disponibilizados”, justificou Gustavo Neiva sobre seu relatório.

 

No caso dos servidores do magistério do ensino básico, o aumento do salário aprovado em Plenário após relatório positivo de Gustavo Neiva na CAPPS foi de 5,35%. O índice acompanha o que foi dado às demais carreiras do Executivo que está em vigor desde o mês de março. A previsão é que o reajuste já esteja incluído nos contracheques referentes ao pagamento de maio. 

 

 

FAZENDAAlém das matérias referentes aos pagamentos de servidores, os deputados aprovaram em Plenário o programa de anistia de débitos fiscais relacionados ao ICMS e ao antigo ICM após pareceres favoráveis de Henrique Pires (MDB) na CCJ e Dr. Gil Carlos (PT) na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.. A perspectiva é que o Governo abra rapidamente o período para aderir ao programa e que ele termine no final de maio. Os descontos previstos são de 95%, 80% e 60% dependendo do prazo de pagamento.

 


IMÓVEISDois Indicativos de Projetos de Lei que buscam a cessão de imóveis do Governo para entidades da sociedade civil foram aprovados no Plenário após passarem pela CCJ. Um tem autoria do deputado Ziza Carvalho (MDB) e beneficia a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-51 de Conceição de Canindé. Ele contou com a relatoria favorável de Gustavo Neiva.

 

O segundo é uma iniciativa de Francisco Limma (PT) que contribui para os trabalhos da Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares do Vale do Gurguéia da Região Sul do Estado do Piauí. Ele foi relatado pelo presidente da CCJ, Hélio Isaías (PT), na comissão.


 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles