Aprovada consulta sobre integração de região de Araripina a Marcolândia
Requerimento solicitando à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ao Interpi (Instituto de Terras do Piauí) que abram um estudo para analisar a viabilidade de desmembrar uma comunidade da cidade de Araripina, em Pernambuco, e integrar a Marcolândia, no Piauí, foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (18).
De acordo com o autor do requerimento, deputado Tiago Vasconcelos (MDB), os moradores de Vila Serrânia já são atendidos pela prefeitura do município piauiense. “Para fins de extinção de problemas de limites, prevenção de conflitos sociais, distribuição serviços públicos de melhor qualidade e de cargas tributárias de maneira mais justa e objetiva, somado a manutenção de uma cartografia de estrutura territorial sempre atualizada e moderna”, defende Tiago Vasconcelos no requerimento.
Também para Marcolândia, o mesmo parlamentar requereu a instalação de uma delegacia da Polícia Civil. “Só há delegacia no município de Simões e a cidade de Marcolândia é uma cidade fronteiriça, inclusive, com alguns registros de mortes nos últimos dias. Marcolândia é uma cidade grande em que só há uma Guarda da Polícia Militar”, explicou Tiago Vasconcelos. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade na sessão.
Outra demanda que vai ser encaminhada à Secretaria de Segurança Pública foi apresentada pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT). O parlamentar solicitou a instalação de uma estrutura de videomonitoramento em Floriano.
TERESINA - Requerimento do deputado Henrique Pires (MDB) solicitando à UFPI (Universidade Federal do Piauí) informações sobre as condições de segurança do teto do prédio que abriga a biblioteca da instituição também foi aprovado na sessão desta terça-feira. Ele anexou ao documento fotos de parte da estrutura caída e disse que há perigo por conta do fluxo de estudantes e de feira que é realizada periodicamente no local.
A atenção da deputada Bárbara do Firmino (Progressistas) é à Vila Irmã Dulce, na zona sul da capital. Requerimento da parlamentar que solicita ao superintendente da região, Aldo Gil, a limpeza do conjunto setor Boa Vista e da galeria situada na Rua Ética, próximo ao Centro Estadual de Educação Profissional em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, foi aprovado na sessão plenária.
PROJETOS DE LEI - O deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) apresentou três novos projetos de lei nesta terça-feira. O parlamentar é autor da matéria que declara os Festejos de Nossa Senhora da Guia, em Floriano, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, e das iniciativas que homenageiam a ministra da Saúde Nísia Trindade com o título de cidadania piauiense e o músico Francisco de Paula Moura com a Medalha do Mérito Legislativo. A segunda homenagem é pos morten.
Ainda foi lido na sessão plenária projeto apresentado pelo presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), que reconhece de utilidade pública o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles