Alepi vai realizar exposição fotográfica em homenagem a Francisca Trindade
A partir desta quinta-feira (10), a Praça do Povo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebe mais uma iniciativa cultural. Neste mês, a homenageada vai ser a ex-deputada Francisca Trindade. A abertura da exposição Trindade Vive, que teve a curadoria da fotógrafa Margareth Leite, acontece às 10h30.
Pelas fotos, o visitante do Palácio Petrônio Portella vai poder recordar a trajetória da política que faleceu há 20 anos. Momentos como vereadora de Teresina, deputada estadual e deputada federal vão ser destacados na exposição, mas também a convivência com amigos e companheiros nas lutas que ela travou. “Principalmente a Trindade popular. Dos movimentos sociais. Isso era o marco maior da Trindade”, detalha Margareth Leite.
Durante a curadoria, a fotógrafa relata que a equipe responsável coletou fotos antigas de sindicatos, do Diretório do Partido dos Trabalhadores, da família e da Fundação Francisca Trindade. Foi necessária a realização de um trabalho de conversão de registros analógicos para o padrão digital.
Para Margareth Leite, os visitantes da exposição vão conseguir sentir o senso de justiça, a competência e a inteligência da ex-deputada. “Acho que vai trazer grandes emoções, principalmente, para as pessoas que conviveram com ela. Pessoas que têm lembranças da Trindade, que tiveram histórias com a Trindade”, descreve a curadora.
Amiga pessoal da deputada, Margareth Leite disse que espera refletir na exposição o exemplo de uma parlamentar que foi uma lutadora e que representou na política alguém que sempre se dedicou a melhorar a vida da população e não à busca de benefícios pessoais.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles