Alepi vai prestar homenagens a personalidades da área da segurança
O deputado Marden Menezes (Progressistas) conclamou os demais deputados a definir, em conjunto, uma Medalha do Mérito Legislativo para homenagear personalidades da área da segurança, a exemplo da Medalha "Evandro Lins e Silva", da área jurídica, e a Medalha "Dirceu Arcoverde", da área da saúde. A proposta foi bem recebida pelos deputados Gil Carlos (PT) e Henrique Pires (MDB), nesta terça-feira (31), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
"Vamos escolher o nome que for mais acertado na área da segurança pública. Acho mais do que justo homenagear policiais, comandantes de polícia, que prestaram relevantes serviços ao Piauí, sobretudo em períodos difíceis. Estou pensando com a minha assessoria qual será o nome que vai resumir toda essa grandeza na área da segurança pública, para que a Assembleia tenha uma medalha na área da segurança", disse Marden.
Sobre o crescente número de homenagens aprovadas pelos parlamentares, Marden acrescentou que "essa é uma fase muito interessante da Assembleia porque esta Casa passou muito tempo sem homenagear as pessoas. Homenagens, quando podem ser feitas em vida, fazem jus e acolhem, agraciam os familiares, as pessoas que importam para quem está recebendo a homenagem. O deputado Henrique Pires foi um dos colegas que puxou esse clima na Assembleia, contagiou a todos nós".
CALENDÁRIO - Com parecer favorável do deputado Francisco Limma (PT), a Comissão aprovou o Projeto de Lei 260/23, que institui o Dia Estadual de Educação, Orientação e Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina e lábio leporino, a ser comemorado, anualmente, no dia 24 de junho.
"Nós sabemos que lei federal já instituiu esse dia. O objetivo é colocar essa discussão sempre no âmbito das políticas públicas, trazer maior discussão e instituir processo de inclusão, diminuir preconceitos", disse o deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), autor da matéria, que segue para a Comissão de Saúde, Educação e Cultura.
INFRAESTRUTURA - Após a CCJ, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo, deputado Marden Menezes, deu início à reunião da Comissão, informando que a deputada Gracinha (Progressistas) havia pedido vistas, por escrito, do Projeto de Lei Complementar do Governo 12/23, que autoriza os municípios a prestarem os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário por meio da criação de órgão específico ou contrato de concessão.
O deputado Hélio Isaías (PT), que estava presente na reunião, também pediu vistas para analisar o projeto. Em seguida, Marden explicou que, em decorrência do pedido de vistas em conjunto, a matéria tem um interstício de uma reunião para retornar à discussão na Comissão de Infraestrutura.
Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles