Alepi vai eleger jovens deputados para projeto Parlamento do Futuro
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), apresentou, nessa quinta-feira (23), ao secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o projeto Parlamento do Futuro, que tem como objetivo principal promover a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades desenvolvidas junto ao Poder Legislativo Estadual.
De acordo com Franzé Silva, por meio do Parlamento do Futuro, serão eleitos 30 jovens parlamentares mais suplentes – dentro de processo eleitoral que envolverá todas as Gerências Regionais da Educação do Piauí – para assumirem um mandato parlamentar de três dias na Alepi e, nesse sentido, participarem, ativa e efetivamente, de todas as atividades que englobam o processo político-legislativo.
Eleger Mesa Diretora e Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); apresentar, discutir e votar Projetos de Leis que serão, de fato, apresentados ao Poder Executivo para apreciação e possível sanção; realizar sessões plenárias, nos moldes estabelecidos pelo Regimento Interno da Alepi são algumas das ações às quais os jovens parlamentares terão acesso e desenvolverão.
“Esses jovens participarão de todo o processo eletivo-democrático, sendo eleitos. Eles serão parlamentares de fato. O Parlamento do Futuro, através da educação, envolverá as escolas e a comunidade, o bairro, as cidades, de modo que todos participem do debate social, ajudando, inclusive, a desmistificar a política e combater a antidemocracia”, pontua Franzé.
A previsão estipulada para execução do projeto é no período de recesso parlamentar no meio do ano, por volta do mês de julho. O secretário Washington Bandeira observa que “essa é uma iniciativa completa, do ponto de vista educacional, promovendo, ainda, o respeito à democracia, a experiência ética e política, estimulado o surgimento de novas ideias”.
Assessoria parlamentar - Edição: Iury Parente