Alepi recebe visita de Defensores Públicos Gerais de todo o Brasil
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), juntamente com a deputada Simone Pereira (MDB), receberam defensoras e defensores públicos gerais de todo o país para um café da manhã nesta quarta-feira (30). A expansão dos serviços das Defensorias Públicas e a importância da parceria com o Poder Legislativo para atingir esse objetivo foram o foco do encontro.
“O acolhimento jurídico público é o melhor acolhimento. Nós temos muito respeito pela Defensoria Pública e sempre buscamos estar em diálogo para buscar o fortalecimento da Defensoria. A Alepi tem sido sensível nos últimos anos. Enquanto presidente, temos alertado para que a gente possa dar cada vez mais possibilidade de a Defensoria chegar mais perto da população mais carente, especialmente, com a interiorização da nossa Defensoria”, explicou Franzé Silva.
A Defensora Pública Geral do Piauí Carla Yáscar também destacou a relação de parceria da instituição com a Alepi: “Todos os deputados e deputadas, especialmente, o presidente, deputado Franzé, sempre nos recebem de forma muito respeitosa e são verdadeiros parceiros e parceiras da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Os passos importantes que nós temos dado, certamente, são dados com o apoio do Poder Legislativo. Com frequência, nós trazemos matérias legislativas que são levadas ao conhecimento dos deputados e deputadas, que têm, na totalidade das vezes, apoiado os projetos que são trazidos pela Defensoria. Então, a participação do poder legislativo é essencial”.
O café da manhã contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), Oleno Matos. Ele falou sobre as necessidades de avanço dos serviços prestados pela instituição: “É preciso que a gente busque medidas, aqui no Piauí, para que a Defensoria Pública possa efetivamente cumprir as determinações legais e constitucionais no que pertine estar presente em todas as comarcas. A Defensoria Pública já está nas principais comarcas do Piauí, mas ausente em algumas. E essa ausência se dá principalmente em função da falta de recursos. Então é necessário que nós consigamos conversar com os poderes, conversar com o Legislativo, conversar com o Executivo, para que haja um planejamento efetivo, para que no curto espaço de tempo a gente consiga fazer com que a Defensoria chegue a essas comarcas”, defendeu o presidente
Durante o café da manhã, os Defensores Públicos Gerais entregaram uma placa de agradecimento ao presidente Franzé Silva pelo apoio que têm dado a melhorias na Defensoria Pública do Estado do Piauí. O encontro foi a abertura da agenda da 90ª Reunião Ordinária do Condege. O evento acontece nesta quarta e quinta-feira (31), na capital piauiense. Ao final, deve ser publicada a Carta de Teresina com as considerações finais sobre as discussões.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles