Alepi recebe selo Prata de transparência pública

por Katya D'Angelles publicado 19/07/2023 12h47, última modificação 19/07/2023 12h47
A classificação foi dada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)
Alepi recebe selo Prata de transparência pública

Créditos Foto: Jarbas Santana

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), em evento realizado no Salão Nobre da Casa, na manhã desta quarta-feira (19), comunicou que o Legislativo piauiense recebeu o selo Prata de transparência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Em 2022, a transparência do portal foi avaliada como intermediária, quando atendeu a 46,6% dos critérios estabelecidos. Em 2023, o nível subiu para 75,3%. Trata-se de um salto evolutivo muito importante para as metas impostas na atual gestão. 


 

Franzé Silva destacou a rápida evolução da Alepi nesse quesito, dizendo que “as pessoas até ficaram assustadas comigo quando eu dizia que íamos sair do nível Básico para o nível Intermediário. E eu quero agradecer porque nós superamos a meta. Saímos não para o Intermediário, mas para o nível Prata, que é um nível que fica entre 75 e 84% de transparência”.


 

O presidente da Casa afirmou que o próximo objetivo é que o Legislativo do Piauí, até o final do seu mandato, alcance o patamar Diamante, o mais alto. “Nós queremos uma Assembleia Legislativa avaliada como a mais transparente do Brasil, como a mais eficiente”, disse.


 

Evaldo Gomes (Solidariedade), vice-presidente da Alepi, afirmou que até o final da atual gestão a Casa vai ser uma das mais transparentes do Brasil. “Para isso é só continuar a trabalhar. Franzé é um homem humilde, sabe reconhecer os colaboradores de sua gestão e, sobretudo, com o diálogo que ele tem com os demais deputados”, disse.

 

O diretor de Orçamento e Finanças Assembleia, Ricjardeson Dias, explicou que, atualmente, o portal da Alepi “é mais robusto, tem um menu mais interativo, com mais informações. E a ideia é melhorar cada vez mais, usando a tecnologia para aprimorar os filtros de pesquisa. Quem consulta o portal é o cidadão, então nós temos que prestar informações da forma mais acessível possível”.

 


 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles