Alepi recebe resposta da Sesapi sobre tratamento de AVC em Floriano
A Secretaria de Saúde (Sesapi) encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a resposta a um requerimento apresentado pelo deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT). No ofício, aprovado por unanimidade em Plenário, o parlamentar solicitava a implantação de uma linha de cuidado do AVC (acidente vascular cerebral) no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano.
De acordo com o órgão, já existe na unidade hospitalar a linha de tratamento solicitada. No entanto, para garantir maior capacidade de atendimentos bem sucedidos às pessoas que sofrem um AVC, a Sesapi prevê a instalação de uma unidade de AVC no Tibério Nunes.
O primeiro serviço desse modelo foi inaugurado em junho de 2023 no Hospital Getúlio Vargas em Teresina. Quatro meses depois, 79 pacientes haviam sido atendidos na unidade com índice de 94% de recuperações exitosas.
A unidade da capital é considerada de tipo III e conta com 10 leitos e uma equipe especializada composta por sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. O projeto da Sesapi, de acordo com a resposta do requerimento, prevê que em Floriano seja instalada uma unidade de tipo II.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles