Alepi recebe Fórum Estadual de Mudanças Climáticas

por Katya D'Angelles publicado 03/06/2024 12h40, última modificação 03/06/2024 13h35
Secretarias estaduais apresentaram ações realizadas em prol do meio ambiente

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu na manhã desta segunda-feira (3) o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, que mostrou ações da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semarh) no combate ao desmatamento, incêndios e desertificação, assim como outras políticas, incluindo a de reflorestamento. O Fórum faz parte da programação da Conferência Internacional de Tecnologias e Recursos Renováveis (CITER).


 

Daniel Marçal, diretor de Mudanças Climáticas da Semarh, apresentou diversas ações da Secretaria, como o Plano Estadual de Ação Climática. Outra atividade mostrada pelo diretor foi a interiorização, com elaboração de diagnóstico das ações voltadas para a agenda climática, a capacitação com equipes técnicas locais e o apoio e monitoramento na execução de ações. Entre as regiões que têm recebido essa atenção estão o semiárido e a do Matopiba.


 

Também foram destacados o monitoramento de eventos climáticos extremos, o Programa Zero Lixões, o fortalecimento das cooperativas de catadores, a redução do desmatamento e a distribuição de 443.555 mudas apenas nos meses iniciais de 2024. “A Semarh vem executando ações dentro do Eco Piauí, que é um grande programa de gestão ambiental. Por exemplo, o combate ao desmatamento ilegal [...]. O Piauí evitou o desmatamento com cerca de 20% de redução de 2022 para 2023”, disse Daniel Marçal.


 


No Fórum palestraram ainda Catharina Cortes e Felipe da Silva, auditores fiscais ambientais da Semarh, que trataram do combate à desertificação e ao desmatamento, respectivamente. E esteve presente também Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil (Sedec), que mostrou as ações do órgão.


 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles