Alepi recebe Assembleia Geral das Escolas Família Agrícola

por Iury Aragão publicado 22/06/2023 12h00, última modificação 22/06/2023 12h00
Francisco Limma cobrou realização de concurso público para professores dessas escolas

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, no Cine Teatro, a Assembleia Geral da Associação Escola Família Agrícola do estado (EFA's). Francisco Limma (PT), deputado estadual com ações voltadas para comunidades rurais e educação, esteve presente e defendeu a realização de concurso público para professores das escolas agrícolas.


Limma destacou que o atual governo estadual tem atuado para o fortalecimento da educação e da agricultura familiar, mas que é preciso o envio para a Alepi, por parte do Executivo, de projeto de lei que fortaleça a educação técnica do campo. “Acredito que são as EFA’s que mais se adequam ao processo de educação no campo e de forma integral. […] Que o governo do estado apresente o mais rápido possível um projeto de lei que reconheça as EFA’s, que institua política de educação no campo”, afirmou.


A falta de concurso para professores das escolas agrícolas foi tema recorrente; com os docentes sendo contratados, atualmente, apenas por processo seletivo, com contratos de apenas 2 anos. “Não podemos ter um avanço sem tratarmos professores efetivos e temporários como iguais. [...] É preciso ter concurso para efetivar os profissionais para que de dois em dois anos não se tenha que fazer novo processo seletivo”, cobrou Francisco Limma.


Entre os convidados esteve o padre João de Deus, que destacou as ações das Escolas Família Agrícola e pediu que o Governo do Estado “construa um projeto de lei que dê autonomia, que dê força às Escolas Família Agrícola para andarem com seus pés e andarem com segurança”.


A secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, disse que uma das principais bandeiras de sua gestão é a inclusão dos egressos das Escolas Família Agrícola na estratégia de assistência técnica para os territórios, trabalhando diretamente com os agricultores familiares. “Se estamos falando de combate à fome, nós precisamos produzir alimentos, e quem produz alimentos no Brasil são os agricultores familiares”, assegurou.



Iury Parente

registrado em: