Alepi realiza sessão solene em homenagem às mulheres
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã desta quinta-feira (7) sessão solene em homenagem às mulheres, dentro do evento Mulheres de Bem Com a Vida. O momento foi um pedido das deputadas Elisângela Moura (PCdoB) e Simone Pereira (MDB). Nele, dezoito mulheres receberam certificados da Alepi e foi lançada a plataforma Direito da Mulher Aqui é Lei.
“O 8 de março é momento de mais uma vez levantarmos a discussão do que se conquistou e do que se tem ainda a se conquistar. Esse ano é importante, de eleição, e convidamos todas as mulheres a participarem de forma ativa. Precisamos estar onde as políticas públicas nascem, onde as leis nascem para que possamos de fato garantir nossos direitos”, explicou Simone Pereira.
A parlamentar disse que foi a primeira vez que houve uma homenagem ampla para as mulheres na Alepi e que contou a participação da comunidade, enaltecendo que toda esta semana foi de fortalecimento feminino, tanto para a conquista de direitos quanto para que os espaços de poder sejam ocupados.
Elisângela Moura enalteceu a valorização feminina – o que tem ocorrido na Alepi, como com a compilação de leis sobre os seus direitos – e que o Dia da Mulher fortalece o espírito de luta e reivindicação para uma sociedade mais justa e igualitária. “Esse é ano de eleições e somos o maior eleitorado do país, mas ainda somos a minoria que ocupa espaço de poder. Precisamos nós, mulheres, acreditarmos mais na gente, apostarmos na gente para ocuparmos os cargos de poder”, disse.
A jornalista Edna Maciel, homenageada durante a sessão, conclamou que haja união e que continuem lutando. “Eu peço: vamos continuar lutando. Quando uma se sentir cansada, tem outras mulheres. Vamos continuar lutando pela população LGBTQIAPN+, pelas mulheres, pelos idosos, pela mulher negra, pelas crianças e adolescentes. Vamos segurar a mão uma da outra e continuar lutando juntas”, afirmou.
Durante o evento, foram chamadas dezoito mulheres ao palco para receberem a homenagem Mulheres Que Inspiram. São elas: Maria Helena de Oliveira Lima, Graça Cordeiro, Ani Sanders, Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, Kátia Tapety, Laurinha Maria Marques, Socorro Arraes, Iracema de Araújo, Edna Maciel, Isabel Moura, Sebastiana Sanfoneira, Sarah Menezes (que enviou representante), Isis Baião, Francimélia Nogueira, Nayra Lima, Kelma Gallas, Francisca Gilberta de Carvalho e Roseli Klein.
Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles