Alepi realiza oficina prática para uso da platafoma Compras.gov.br

por Iury Aragão publicado 18/09/2024 13h20, última modificação 18/09/2024 13h25
A ministrante é a professora, palestrante e consultora Nádia Dall Agnol

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza oficina prática, para os servidores da Casa, sobre o uso da plataforma Compras.gov.br, nos dias 18 e 19 de setembro. A necessidade vem por o Tribunal de Contas ter recomendado a utilização de um meio gratuito e por diversos órgãos públicos terem migrado para ela.


“Esse portal é utilizado pela grande maioria dos órgãos públicos. Trata sobre a possibilidade de você, ao utilizar, publicar as suas contratações, como pregão, concorrência e também as próprias dispensas eletrônicas. Então a ideia é ensinarmos a todos os servidores como eles utilizam da melhor forma possível e dentro da legislação”, afirmou Nádia Dall Agnol, a consultora na área de pregão eletrônico que está ministrando a oficina.

 

A presidente da Comissão de Licitação da Alepi, Suely Oliveira, disse que a necessidade da oficina surgiu pela indicação do Tribunal de Contas para que as repartições usem essa plataforma. “Foi recomendado, através do Tribunal de Contas, que nós usássemos uma plataforma gratuita, que no caso é o Compras.gov. Então nós sentimos a necessidade de que quem opera a plataforma – nossa equipe de licitação e as pessoas envolvidas no processo de compra da Assembleia Legislativa – se capacitasse”, explicou.

 

O servidor da Assembleia, Samuel Nogueira, falou da importância da mudança de plataforma e dos ganhos operacionais. “É um sistema imune a erros, que atende todos os parâmetros legais, então é impossível você errar um prazo ou você deixar de colocar uma característica que deva ser colocada nesse sistema e isso vai poder, digamos, melhorar o procedimento licitatório e de gestão de contratos da Alepi”, disse.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles