Alepi realiza homenagem histórica à Advocacia Trabalhista
A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta segunda-feira (26) uma Sessão Solene alusiva à passagem ao Dia Estadual da Advocacia Trabalhista, comemorado em 20 de Junho. Segundo o presidente Franzé Silva, a Assembleia sempre realizará este dia de reconhecimento. “Queremos deixar marcada essa data e a cada ano fazer esse reconhecimento ao trabalho dos advogados e advogadas”, afirmou o presidente. A homenagem foi a primeira realizada após a instituição da data no calendário oficial de eventos do Piauí.
O primeiro orador a falar foi Carlos Henrique, presidente da Atepi (Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí). Em seu discurso ele lembrou que a Justiça do Trabalho é uma Justiça especializada, uma diferenciada e por isso ela tem tanta importância as decisões quem tem vindo do Superior Tribunal mostram que a cada dia querem diminuir a competência da Justiça do Trabalho
“Faço aqui essa conclamação para que não aceitemos essa diminuição”, afirmou. Segundo Carlos Henrique, 30% dos advogados e advogadas do Piauí atuam na área trabalhista e isso mais que demonstra a importância e a Justiça do reconhecimento prestado pelo Poder Legislativo.
A segunda oradora foi a advogada Noélia Sampaio, representando a Associação Brasileira de Advocacia Trabalhista. Noélia lembrou em seu discurso que a Advocacia Trabalhista sempre foi vista como uma Advocacia de menor valor “mas somos nós que ao longo dos anos lutamos para defender um direito que tem como viga mestra a dignidade, precisamos estar sempre atentos e vigilantes pois medidas foram tomadas para esvaziar a Justiça do Trabalho”, afirmou a advogada citando como exemplo a Reforma Trabalhista e outras ações recentemente tomadas, como a possibilidade de união da Justiça Trabalhista a Justiça Federal.
O presidente da OAB-Piauí lembrou em seu discurso que o dia 20 de junho como Dia Estadual da Advocacia Trabalhista surgiu de uma lei de autoria do presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT). Segundo Celso Barros o Piauí tem uma Advocacia Trabalhista pujante e que os números da Justiça do Trabalho confirmam a importância da Advocacia Trabalhista no Piauí.
A luta pela valorização da Justiça do Trabalho também foi tema do discurso do presidente da Ordem, que lembrou do esforço dos advogados para o desenvolvimento e acesso aos direitos trabalhistas através da instalação dos postos de atendimento no sul do Estado, mais precisamente na cidade de Uruçuí.
Representando o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI), o desembargador Francisco Meton Marques, fez questão de lembrar em seu discurso que esteve presente na audiência pública realizada na Assembleia para a implantação do TRT Piauí. Meton afirmou ainda que a Justiça do Trabalho nunca acabará porque “enquanto civilização houver, haverá trabalho e enquanto houver trabalho, haverá um órgão que o regule, que defenda os direitos quando houver conflitos”, afirmou.
Compuseram a Mesa de Honra dessa sessão histórica o Coordenador da Associação dos Advogados e Advogadas pela Democracia (ADJC), Herbert Maciel; representando o presidente da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi), o diretor executivo Rafael Correia; presidente da Comissão do Direito do Trabalho da OAB-PI, Wladimir Mesquita; presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Piauí (AATEPI), Carlos Henrique Alencar; advogada e representante da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Noélia Sampaio; procurador chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Edno de Carvalho Moura; superintendente do Ministério do Trabalho, Adriana Saraiva de Sá; presidente da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB), Celso Barros Coelho; Juiz do Trabalho, Ferdinan Gomes dos Santos e o Desembargador do Trabalho, Francisco Meton Marques.
Katya D'Angelles