Alepi promove roda de conversa sobre combate ao Abuso e à Exploração Sexual

por Katya D'Angelles publicado 23/05/2024 12h22, última modificação 23/05/2024 12h22
No Piauí, ano passado foram registrados mais de 700 casos

A Assembleia Legislativa do Piauí em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizará nesta sexta-feira (24), às 9:30h, na sala da Escola do Legislativo, Professor Wilson Brandão, uma roda de conversa sobre abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes para os servidores da Limpserv, funcionários que prestam serviço para a Alepi.

A coordenadora do serviço Social, Regina Lúcia, disse que essa é uma das várias rodas de conversa que acontecerão na Casa sobre este tema. Essa ação faz parte da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes que visa mobilizar todos para o enfrentamento desses males. A campanha faz alusão a 18 de maio, que é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


A data faz parte do Maio Laranja, mês dedicado a relembrar a sociedade brasileira que esse problema ainda persiste. De acordo com dados da Secretaria de Segurança do Piauí, por exemplo, no ano passado foram registrados mais de 700 casos. Em muitos deles, o violentador é um familiar.

A Assembleia Legislativa do Piauí tem aprovado leis que estimulam ações do Executivo e da sociedade no trabalho de combate 
O presidente Franzé Silva (PT) é o autor da Lei 8.173/23. Esta estabelece que estudantes dos ensinos Fundamental e Médio devem ter aulas sobre o tema. O objetivo é estimular a conscientização, identificação, e prevenção das situações de violência intra familiar e abuso sexual. Isso deve ser ministrado em linguagem apropriada e adequada para cada ciclo de ensino.
A prevenção e a conscientização também são tratadas na Lei 7.485/21, de autoria do deputado licenciado Coronel Carlos Augusto. A legislação inclui o Dia do Quebrando o Silêncio no Calendário Oficial do Estado. Este acontece no quarto sábado do mês de agosto e busca promover medidas educativas, preventivas e de enfrentamento ao abuso sexual e à violência doméstica praticados contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Liuce Santos/ Edição: Katya D’Angelles