Alepi promove campanha “Outubro Rosa”

por Katya D'Angelles publicado 23/10/2024 14h36, última modificação 23/10/2024 14h36
O Legislativo realiza panfletagem na entrada do Palácio Petrônio Portela

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) iniciou, nesta quarta-feira (23), uma campanha de conscientização sobre o combate ao câncer de mama, em alusão ao “Outubro Rosa”. Estão sendo distribuídos panfletos com informações sobre a enfermidade e sobre a importância do autoexame na sede do Legislativo. Entre 2015 e 2022 foram registrados 117.984 novos casos de câncer de mama na faixa etária de 30 a 49 anos, segundo o Panorama do Câncer de Mama. 



“Essa é uma campanha mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o câncer mais incidente entre as mulheres. Mas também se for diagnosticado cedo, tem chance de cura de 95% e 96%”, explica a coordenadora da Diretoria de Assuntos Sociais e Culturais da Alepi, Ticiane Machado.


A atividade está sendo realizada em parceria com a Fundação Maria Carvalho Santos, instituição sem fins lucrativos, com sede em Teresina, que atua nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Tocantins, na promoção do diagnóstico precoce, educação em saúde e adaptação social das mulheres com câncer de mama.



A servidora Joana Pereira aprovou a iniciativa e relatou que aderiu à recomendação de consultas regulares. “As pessoas criam consciência de que têm que ir ao médico, porque o câncer está muito alastrado. Às vezes as pessoas não sabem, às vezes as pessoas não têm quem diga. Isso aqui é muito bom. Todos os anos eu vou ao médico”, afirma.

 

Ascom Alepi – Edição: Katya D’Angelles