Alepi presta homenagem à Codevasf pelos 50 de existência

por Katya D'Angelles publicado 16/09/2024 13h05, última modificação 16/09/2024 13h20
Homenagem foi requerida pelo deputado Severo Eulálio (MDB)
Alepi presta homenagem à Codevasf  pelos 50 de existência

IMAGEM:Cássio Moreira

O cinquentenário de serviços prestados ao desenvolvimento rural da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) será comemorado amanhã (17), às 9h, em sessão especial no Plenário Deputado Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Piauí. A proposição é do deputado Severo Eulálio (MDB).

 
A Codevasf é uma empresa pública federal, que atua na promoção do desenvolvimento regional, de forma sustentável e integrada. Foi criada em 1974 para fomentar o desenvolvimento nas áreas próximas aos rios São Francisco e Parnaíba.   A empresa é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Atua em diversas áreas, como: infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas, economia sustentável.

 
Atualmente, a companhia tem atuação nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal. São mais de 3 milhões de quilômetros quadrados, 36% do território nacional, 2.678 municípios.
 
Desenvolvimento
A Codevasf é uma empresa pública de direito privado, criada pela Lei 6.088, de 1974, de capital social pertencente integralmente à União e vinculada atualmente ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A companhia atua para desenvolver as bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável para reduzir as desigualdades sociais e regionais. A empresa desenvolve principalmente projetos de segurança hídrica, agricultura irrigada e economia sustentável.

A Codevasf reúne investimentos para obras de infraestrutura, em especial de projetos de irrigação e de aproveitamento racional da água. É reconhecida principalmente pela implantação de polos de irrigação, a exemplo do Polo Petrolina–Juazeiro. Também ajuda as comunidades rurais, especialmente as afetadas pela seca.
A empresa ainda realiza diversas ações de revitalização voltadas para o aumento da quantidade e melhoria da qualidade da água, com implantação de sistema de tratamento de esgoto e recuperação hidroambiental.
Liuce Santos/ Edição: Katya D’Angelles