Alepi passa por vistoria e promove palestra em ação contra a dengue

por Katya D'Angelles publicado 11/03/2024 10h45, última modificação 11/03/2024 10h41
Dia D contou com ação de técnicos no prédio Alepi e servidores receberam informações sobre prevenção

Uma equipe do Centro de Zoonoses realizou, nesta segunda-feira (11), uma vistoria em todo o prédio da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Após inspeção nas áreas internas e externas, foi realizada uma palestra de conscientização para os servidores da Casa.



“Nosso objetivo é ajudar Teresina a se livrar da dengue. E isso só é feito com ação, por isso fizemos essa parceria com o Centro de Zoonoses. É importante que cada um faça a sua parte, aqui na Assembleia, mas também levando essa preocupação para as nossas famílias, nossos vizinhos, nossos amigos”, ressaltou o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT).



“Trabalho aqui há 19 anos e nunca tinha visto esse tipo de iniciativa”, afirma o colaborador Leonardo Pereira, que assistiu atento à palestra. Para a colaboradora Sílvia Carvalho, o que mais chamou atenção foram as orientações sobre os cuidados não só com a residência, mas também com o ambiente de trabalho, onde as pessoas costumam passar a maior parte do dia.



A palestra foi ministrada pela gerente de zoonoses da capital, Oriana Bezerra, que apresentou o Calendário Ecoepidemiológico. “É uma ferramenta que nos ajuda a transformar a inspeção de nossas casas em um hábito, uma rotina. O mais importante é combater os criadouros, evitar que o mosquito nasça”, frisou.


O diretor do Centro de Zoonoses, Élcio Leite, destacou a necessidade de intensificar as ações, especialmente nessa época chuvosa, para que Teresina e o Piauí não acompanhem a situação vivida por outros estados, que declararam situação de emergência em razão da dengue. De acordo com Boletim Epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado, foi registrado um aumento de 61,1% de casos de dengue no Piauí nos primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2023.


Cristal Sá – Edição: Kattya D’Angelles