Alepi participa do 4° Fórum de Proteção de Dados
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) participou do 4° Fórum de Proteção de Dados, realizado nos dias 4 e 5 de março na cidade de Porto Alegre. O encontro teve o objetivo de reunir gestores da área de proteção de dados e facilitar o compartilhamento das práticas relacionadas ao tema. O representante da Alepi no Fórum foi o coordenador do Interlegis Piauí, James Medeiros.
“Foi muito importante a participação da Assembleia porque foi para trazer exemplos do Legislativo, essa adequação da Lei Geral de Proteção de Dados [LGPD] no Legislativo. Eu fui convidado para mostrar como está nosso processo de adequação à LGPD. Conseguimos mostrar como estamos. É um processo bastante extenso, que demanda muitas etapas. Estamos próximos de concluirmos essa adequação dentro da Alepi”, explicou James Medeiros.
A LGPD (Lei 13.709/2018) foi criada com o intuito de proteger os direitos de privacidade e liberdade dos cidadãos. Conforme o Ministério Público Federal, “também tem como foco a criação de um cenário de segurança jurídica, com a padronização de regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil, de acordo com os parâmetros internacionais existentes”.
WORKSHOP – Para continuar qualificando os servidores da Alepi sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, a Casa legislativa organiza no dia 18 de março, tendo como público seus funcionários, um workshop sobre o tema.
Entre os conteúdos abordados estão os princípios fundamentais, os direitos dos titulares, as medidas de segurança e será ministrado por Adilson Taub Jr., que possui 20 anos de experiência na área, e Daniel Zaitz, que tem gerenciado equipes multidisciplinares de implantação e operação de projetos em diversas áreas de negócios.
Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles