Alepi participa do 14º Encontro do Grupo Interlegis de Tecnologia

por Katya D'Angelles publicado 14/06/2024 12h40, última modificação 14/06/2024 13h16
O evento ocorreu de 3 a 7 de junho no Senado Federal, em Brasília

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) participou do 14º Engitec – encontro anual de tecnologia e inovação do Poder Legislativo, em Brasília, no período de 3 a 7 de junho. James Medeiros, coordenador do Interlegis na Alepi, palestrou sobre os desafios da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Legislativo.


 

“Como representante da Assembleia Legislativa, a gente participou do encontro nacional de tecnologia voltado às Assembleias Legislativas, que ocorreu em Brasília, na semana passada, onde apresentamos as inovações e a adequação da LGPD que a gente vem fazendo aqui dentro da Alepi. A gente apresentou a nossa criação do nosso portal e a adequação dentro do nosso portal sobre a LGPD”, explicou James Medeiros.


 

Entre as inovações realizadas pelo grupo da Alepi, está a criação de uma página no site da Assembleia que contém o Canal do Titular, no qual o cidadão poderá saber como seus dados estão sendo utilizados, além de haver diversas informações, como a regulamentação local e a LGPD na íntegra.


 

O coordenador disse que o convite para palestrar no Engitec se deu porque a Alepi é uma das primeiras Casas legislativas a se adequar à LGPD. “É um trabalho que já vem há quase dois anos, que a gente vem trabalhando dentro da Casa e com isso a gente trouxe várias implementações. [...] Nós vamos fazer algumas mudanças ainda com relação à análise de risco dos problemas que a gente encontrou durante esses processos. Dentro dos processos que ocorrem na Casa, precisam haver algumas modificações para que seja garantida a segurança de informação”, afirma.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles