Alepi homenageia Tetê Lira com a Medalha do Mérito Legislativo

por Katya D'Angelles publicado 27/05/2024 14h28, última modificação 27/05/2024 14h28
Durante 30 anos ela foi Secretária da Presidência do Legislativo piauiense

30 anos recebendo os piauienses em uma das salas mais importantes do poder estadual. Esse foi o período que Maria Teresa de Freitas Lira, mais conhecida como Tetê Lira, passou como secretária da Presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Nesta segunda-feira (27), ela recebeu a Medalha do Mérito Legislativo por iniciativa do presidente da Casa, Franzé Silva (PT), e do vice-presidente Evaldo Gomes (Solidariedade).

“É uma pessoa que, de certa forma, é o símbolo da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. São 30 anos de serviço prestado. São 30 anos convivendo com deputados, mas também com os servidores, as pessoas que fazem o Poder Legislativo”, resumiu o deputado Evaldo Gomes. Para o ex-vereador Antônio José Lira, as três décadas representam um aprendizado de vida único permeado pela vivência com algumas das pessoas mais poderosas do Piauí.

Período de trabalho reconhecido pela dedicação de uma servidora que trabalhava com alegria e tinha a resolutividade como um de seus princípios. A boa relação com os parlamentares foi demonstrada pelo alto comparecimento na sessão solene. Além de Franzé Silva e Evaldo Gomes, compareceram Simone Pereira (MDB), Severo Eulálio (MDB), Ana Paula (MDB) e B. Sá (Progressistas); o deputado licenciado Nerinho; os ex-deputados e atuais conselheiros do Tribunal de Contas do Estado Flora Izabel e Kleber Eulálio; o ex-deputado Cícero Magalhães; e os vereadores Venâncio Cardoso (PT) e Aluísio Sampaio (Progressistas).

O ex-deputado federal e irmão de Tetê Lira, Átila Lira, afirmou que sempre quis que ela trabalhasse com ele: “Eu sempre queria que ela ficasse era comigo porque ela é uma pessoa que ajuda pessoas e o político precisa estar com pessoas inclusivas, pessoas que tem empatia, que querem resolver as coisas”.

Junto a família, vizinhos e afilhados que compareceram à entrega da Medalha do Mérito Legislativo, Tetê Lira se emocionou. Chorou durante seu discurso e ao ouvir os elogios lembrando que a solidariedade também é um papel da Casa que produz leis.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles