Alepi homenageia referência nacional de escolas legislativas e de contas

por Katya D'Angelles publicado 15/05/2024 13h25, última modificação 15/05/2024 16h11
Florian Madruga presidiu associação nacional de escolas durante 20 anos

“Eu tive que passar por momentos de muita emoção na minha vida pessoal e na minha vida profissional, mas receber esse título de cidadão do Piauí, para mim, que já estou no ocaso da minha caminhada, causou uma emoção fortíssima em razão dos laços de amizade que eu tenho com o estado do Piauí, com a cidade de Teresina e com grandes amigos que eu fiz ao longo da minha vida, aqui no Piauí e em Brasília, com piauienses que influenciaram muito da minha vida profissional e da minha vida pessoal”, assim agradeceu Florian Madruga à homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) por meio da entrega do título de cidadania piauiense.

A solenidade aconteceu no Plenário Deputado Waldemar Macêdo nesta quarta-feira (15) sob presidência de Francisco Limma (PT), autor do projeto de lei que tratou da homenagem. Servidores da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão (Elepi), diretores de escolas legislativas de Câmara de vários municípios piauienses e o presidente da Câmara de Parnaíba, vereador Daniel Jackson, estiveram presentes à sessão solene.

Francisco Limma disse que a homenagem prestada a Florian Madruga representava o reconhecimento a um servidor público que tem contribuído com o desenvolvimento da educação brasileira: “Poder reconhecer solenemente a cidadania piauiense de Florian Madruga nesta sessão solene representa nosso reconhecimento e gratidão por sua atuação colaborativa que, até hoje, continua fomentando os avanços das escolas legislativas em todo o país e como precursor deste grande movimento, o movimento dos que acreditam e valorizam a capacitação profissional como estratégia para a melhoria dos serviços das Casas Legislativas brasileiras”.

Além de agradecer pelo recebimento do título, Florian Madruga falou sobre como os piauienses que passaram pelo Senado Federal, onde ele trabalhou por 51 anos, inspiraram a sua vida. O homenageado enumerou todos os senadores do Piauí que o ajudaram a conhecer melhor o estado e citou que, na sua carreira de jornalista, foi influenciado por Carlos Castello Branco e João Emílio Falcão Filho. Recordou também das passagens pelo Piauí para divulgar livros da Gráfica do Senado no Salipi (Salão do Livro do Piauí) e para eventos da Escola do Tribunal de Contas do Estado.

A importância da educação também foi abordada pelo deputado Wilson Brandão (Progressistas) que, conjuntamente a Hélio Rodrigues (PT) e Francisco Limma, participou da solenidade. “Sem educação ninguém cresce. Infelizmente, o Brasil descobriu o carro, a importância da qualidade da educação dos nossos jovens somente a partir da criação do Fundeb”, lamentou Wilson Brandão.

Alguns avanços da Elepi nos últimos anos foram destacados pelo diretor José Osmar. Ele citou os projetos Parlamento do Futuro e Parlamento e Cultura e a pós-graduação em Energias Renováveis. Muitas dessas iniciativas foram inspiradas na participação em eventos em conjunto com a Associação Brasileira das Escolas Legislativo e de Contas (ABEL), que foi criada e presidida por Florian Madruga. Após a solenidade, o homenageado fez a palestra “Educação Legislativa, uma revolução silenciosa que transforma o Brasil” no Salão Nobre Deputada Francisca Trindade.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles