Alepi homenageia Embrapa pelos seus 50 anos em sessão solene

por Iury Aragão publicado 09/05/2023 09h40, última modificação 09/05/2023 09h43
Empresa foi criada em 1973 para desenvolver a pesquisa agropecuária no Brasil

Para comemorar os 50 anos de criação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza nessa quarta-feira (10) uma sessão solene. O propositor da homenagem foi o deputado Dr. Vinícius (PT), que justificou o requerimento elogiando o trabalho desenvolvido pela empresa pública no estado.

 

“O aniversário de 50 anos da Embrapa é essencialmente importante, porque nesta data lembramos da relevância da empresa para o Piauí, por meio da Unidade Meio Norte, na geração de novos conhecimentos e tecnologias”, destacou o parlamentar. Ele enumera as pesquisas desenvolvidas com feijão-caupi, com a flora apícola e no projeto com alimentos biofortificados para citar alguns trabalhos que chegam aos profissionais e empreendedores rurais piauienses.

 

No estado, a empresa foi responsável pelo processo de modernização da pesquisa agropecuária. Em 1993, foi criada a Embrapa Meio-Norte a partir da junção entre a Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual de Teresina e o Centro Nacional de Pesquisa de Agricultura Irrigada, que ficava em Parnaíba. Nesse ato, foi incluído o Maranhão na jurisdição da unidade.

 

A celebração dessa história vai contar com a presença de autoridades dos Governos do Piauí e do Maranhão, das universidades públicas piauienses e de produtores rurais. Foram convidados para a solenidade os gestores das pastas ligadas à agricultura e pecuária dos dois estados, os reitores das Universidade Federal e Estadual e do Instituto Federal do Piauí e o presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APICCOVI).

 

Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente

 

 

registrado em: