Alepi faz lançamento de concurso com 201 vagas de nível médio e superior

por Katya D'Angelles publicado 10/10/2023 17h09, última modificação 10/10/2023 17h09
Objetivo do presidente Franzé Silva é melhorar o trabalho administrativo da Casa

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) lançou nesta terça-feira (10), no Salão Nobre Francisca Trindade, edital de concurso público para a contratação de 201 servidores. A partir das 14 horas, o documento vai estar disponível para os concurseiros em um site especial e no portal da banca Idecan.

O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), destacou a importância do concurso: “É um avanço muito grande na estrutura que nós pegamos aqui na Assembleia. Nós queremos deixar de forma que a população perceba uma Assembleia cada vez mais transparente, organizada e com capacidade de entrega. A nossa maior preocupação também é a entrega. Nós, a partir da reestruturação dos cargos e a partir desse concurso, vamos ter uma evolução salarial do servidor feita a partir da avaliação do que é que ele produz de forma positiva para a sociedade. Então, uma coisa que a gente tem clareza, é que esse novo concurso nos traz a um patamar diferenciado”.

Ao todo, vão ser 162 vagas para candidatos de nível superior divididas nas áreas: administração pública, analista de suporte em rede (infraestrutura), arquitetura, arquivista, biblioteconomia, ciência política, contabilidade, controle interno, desenvolvimento, designer, direito, engenharia civil, engenharia elétrica, estatística, história, tradutor e intérprete de LIBRAS, jornalista, direito previdenciário, mídias sociais, pedagogia, planejamento e orçamento, relações públicas e revisor de texto e técnica legislativa.

Para os concurseiros de nível médio, a Alepi vai disponibilizar 39 vagas nos seguintes cargos: administrativo, design e produção, audiovisual, edificações, eletricista, fotojornalismo, operação de som e imagem e segurança do trabalho.

A previsão é que as provas sejam realizadas na primeira quinzena de janeiro de 2024 e que, assim que saia o resultado, os aprovados sejam chamados para realizar treinamento e convocados. Ainda para o próximo ano, a expectativa é que seja lançado um novo edital para a área de segurança da Alepi. Há uma comissão da Casa estudando a criação da Polícia Legislativa.

Franzé Silva reforçou que o concurso é um trabalho conjunto de todos os deputados. Ele elogiou, principalmente, o apoio dado pela Mesa Diretora. Demonstração da integração da Casa foi a presença dos parlamentares Gustavo Neiva (Progressistas), Gessivaldo Isaías (Republicanos), B. Sá (Progressistas), Dogim Félix (Progressistas), Dr. Gil Carlos (PT), João Mádison (MDB), Rubens Vieira (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade), Ziza Carvalho (MDB), Dr. Thales (Progressistas), Simone Pereira (MDB), Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) e Ana Paula (MDB). A ouvidora-geral da Alepi, Teresa Britto, também esteve presente ao lançamento.

Outra questão reforçada por Franzé Silva foi a segurança e a credibilidade da banca contratada. Ele relembrou que ela organizou o concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e não houve questionamentos ao certame. Focando na transparência, o presidente apresentou os três servidores que vão fazer o acompanhamento de todo o processo.

Concursados são parte da reestruturação da Alepi

Durante a sua apresentação, o presidente da Alepi esclareceu que o concurso faz parte de um trabalho de reestruturação dos serviços administrativos da Casa. “Nós vamos não só criar, mas melhorar a qualidade nos serviços que hoje nós temos. Como vocês perceberam, são diversos profissionais que vão se integrar à Assembleia Legislativa, dando apoio tanto nas comissões técnicas, como também no Plenário e na parte de gestão. Nós temos aqui uma preocupação muito grande de melhorar a qualidade na área da informatização, na área de licitação, na área de pessoal, na área administrativa, na área financeira. Nós queremos, com a introdução desses profissionais, não só cumprir, mas, especialmente, melhorar e modernizar os serviços que nós prestamos à sociedade”, enfatizou Franzé Silva.

Parte desse processo já começou com a melhora da avaliação da transparência da Alepi. “Saímos do patamar de 46% para mais de 75% pela avaliação da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo nosso Tribunal de Contas do Estado(TCE) e Tribunal de Contas da União(TCU). Isso forma quase um mantra para que a gente pudesse ter a respeitabilidade da sociedade piauiense. Uma virada de página, ser uma das Assembleias mais transparentes do Brasil”, afirmou o presidente da Casa.

Outro passo dado foi a departamentalização dos servidores no setor específico de trabalho. Antes, todos os comissionados eram ligados à Mesa Diretora. A partir da assinatura de termo de conduta com órgão de controle para o acompanhamento desse processo, a Alepi está reestruturando os seus diversos setores e nomeando os servidores comissionados nos gabinetes de cada parlamentar. A intenção é que, a partir da contratação dos novos concursados, as áreas administrativas sejam ocupadas apenas pelos efetivos.

Uma demonstração desse sucesso foi a vinda de uma comissão de trabalho da Assembleia Legislativa do Amapá para conhecer várias iniciativas implementadas pela Alepi. Segundo Franzé Silva, ela veio para ter informações sobre o Plano de Aposentadoria Incentivada, mas acabou passando mais tempo do que o planejado para levar conhecimentos de outras áreas de gestão.

Nícolas Barbosa, Cristal Sá, Iury Parente e Liuce Reis - Edição: Katya D’Angelles