Alepi entrega títulos de cidadania a educadores e agrônomos

por Katya D'Angelles publicado 17/04/2024 13h55, última modificação 17/04/2024 14h18
O evento foi realizado no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou sessão de entrega de títulos de cidadania, na manhã desta quarta-feira (17), a gestores, profissionais da educação e pessoas vinculadas ao Projeto Centro de Convivência de Agroecologia (CCA), da Obra Kolping. Sete personalidades foram homenageadas por proposição do deputado Francisco Limma (PT), em solenidade aberta pelo presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT).


 

Francisco Limma disse que a entrega da cidadania piauiense aos homenageados deve-se às contribuições acadêmicas, de gestão pública, de apoio ao povo e às pessoas mais humildes. O parlamentar afirmou que os novos piauienses são talentos que têm ajudado o estado e que celebrar a cidadania deles é uma forma de mostrar gratidão a quem tem ajudado a construir um Piauí mais justo, solidário, inclusivo e desenvolvido.


 

UFPI – João Batista Lopes é natural de Santana do Acaraú, no Ceará, engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) há 42 anos. O homenageado disse que se sente muito lisonjeado e feliz por ser um cidadão piauiense. “Essa distinção enriquece meu currículo profissional e pessoal, em razão das lutas que me envolvi na militância acadêmica em prol da Universidade”, afirmou, e reforçou que a comunidade acadêmica continua precisando de “apoios, especialmente financeiro, dos setores público e privado”.


 

Maria Christina Sanches Muratori é nascida no Rio de Janeiro, médica veterinária e também professora da UFPI, desde 1984. Atua como orientadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde ou em Área Profissional da Saúde (COREMU/UFPI). Em seu discurso, agradeceu ao estado por tantas realizações profissionais e pessoais.


 

O maranhense Amilton Paulo Raposo é professor titular da UFPI desde 1981. Integra conselhos, comissões e consultoria do Centro de Ciências Agrárias e Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade. Emocionado, relembrou a chegada ao Piauí para prestar concurso e fez questão de destacar o compromisso com os alunos e com a busca de um trabalho de excelência.



CCA – 
A fluminense Christiane Pereira Cavalcante de Abreu, nascida em Nova Iguaçu, integra o Projeto Centro de Convivência de Agroecologia, espaço educativo que busca o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com foco em alfabetização ecológica. Aos seus alunos, disse que as ações agroecológicas não apenas afetam positivamente suas casas e escolas, mas todo o mundo, pois ele é um organismo vivo interconectado.

 

O engenheiro de alimentos Daniel Furtado de Abreu é natural de Petrópolis, Rio de Janeiro. Atualmente está engajado nas ações do Centro de Convivência de Agroecologia, desenvolvidas nos municípios da região norte do estado. O homenageado manifestou o orgulho de ser cidadão piauiense e fez um apelo às crianças atendidas pelo CCA. “Sonhem alto, busquem conhecimento. Vocês podem voar muito mais alto do que vocês imaginam”, frisou.

 

Gestoras – Dentre as homenageadas estava a agrônoma Patrícia Vasconcelos Lima, primeira mulher a assumir o cargo de secretária nacional de Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A cearense relatou a chegada ao município de Batalha, no Piauí, onde foi morar após concluir curso de agronomia. “Carregava o sonho de contribuir com a agricultura familiar”, pontuou.


Natural de Santos, São Paulo, a vice-presidente do Conselho de Educação do Piauí, Viviane Fernandes Faria, ressaltou que nutre pelo Piauí um forte sentimento de pertencimento, construído ao longo dos últimos 20 anos. Por fim, agradeceu a todos os piauienses que a acolheram e apoiaram.

 

Cristal Sá e Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles
IMAGENS