Alepi cria Frente Parlamentar para fortalecimento da COP-30
O Projeto de Resolução que cria a Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (22). O evento acontece na cidade de Belém do Pará em novembro de 2025 e a iniciativa do deputado Henrique Pires (MDB) é para que sejam realizadas ações que estimulem a participação dos piauienses.
Dez parlamentares assinaram o projeto de resolução que cria a Frente. Entre eles há membros de todas as bancadas partidárias. O líder do Governo, Fábio Novo (PT), o líder da bancada do PT, Hélio Isaías, o líder da bancada do MDB, João Mádison, os deputados do Progressistas Dr. Thales Coelho e Marden Menezes e o deputado do Republicanos Gessivaldo Isaías estão entre os apoiadores.
CULTURA - Dois projetos de Gracinha Mão Santa (Progressistas) que valorizam a cultura de Parnaíba foram aprovados em Plenário. O PLO 126/23 declara o espetáculo “Um Homem chamado Jesus” Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí e o inclui no calendário oficial de eventos. Já o PLO 165/23 garante os mesmos benefícios para o festival “São João da Parnaíba”.
Além das matérias para a área cultural, projeto de Gracinha Mão Santa que aumenta as proibições para o uso de amianto também foi aprovado. O PLO 158/23 inclui vedações a materiais que contenham a substância na sua composição.
ALIENAÇÃO PARENTAL - Matéria apresentada pelo deputado Gessivaldo Isaías que visa combater a alienação parental também foi aprovada em Plenário. O PLO 89/23 estimula a conscientização sobre o tema por meio da realização de palestras, debates e campanhas educativas.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles