Alepi comemora o aniversário de 30 anos da Fapepi
A Assembleia Legislativa do Piauí ( Alepi) realizou sessão solene na manhã quarta -feira (06), solenidade em homenagem aos 30 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí -Fapepi. O requerimento da homenagem de autoria do deputado Franzé Silva (PT), e do deputado Francisco Limma.
Numa solenidade bastante prestigiada por professores, ex - gestores e pesquisadores da Fundação, o deputado Francisco Limma, fez um discurso relembrando toda a trajetória da Fapepi, do Professor. Dr. Afonso Sena Gonçalves. “O professor, juntamente com seus parceiros, trabalhou com afinco em busca da concretização de um sonho que viria a beneficiar milhares de pesquisadores, das mais diversas áreas do conhecimento. Neste caso, a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi)”.
O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) , Gildásio Guedes Fernandes usou a tribuna para celebrar os 30 anos da instituição de pesquisa. Ele lembrou Infelizmente, o Prof. Afonso não chegou a ver a Fapepi ser criada. Faleceu em 22 de maio de 1993.
O ex - deputado estadual Nazareno Fonteles, autor da lei que deu origem de criação da lei Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, por sua vez, agradeceu ao ex - senador Elmano Ferrer, por ter sido ele o primeiro acreditar no grande desafio, lançando a pedra fundamental da instituição. Lembrou também que o atual governador do Piauí, Rafael Fonteles consegue enxergar o potencial de do Piauí, com o impacto positivo na Fapepi. Barbara Olímpia Ramos de Melo, representando os ex-presidentes da Fapepi, resgatou a história desenvolvidas pelos 10 ex gestores da Fapepi. “ Cada um teve a sua contribuição dentro das possibilidades que eram oferecidas na época”, disse
Anísio Ferreira Lima Neto, Chefe Geral de Embrapa, também agradeceu a homenagem feita pela Assembleia Legislativa.
Representado o governador, Rafael Fonteles, João Xavier da Cruz Neto, presidente da Fapepi , falou também na tribuna destacando que as instituições já contam com a Inteligência Artificial (AI), tecnologia que tenta responder se uma máquina pode pensar como um ser humano. Para ele, a tecnologia impacta a extensão e a pós- graduação a ser aplicada nesses momentos de desafios nos moldes de hoje.
Para compor a mesa de honra foram convidados professores, políticos e entre outas autoridades: João Xavier da Cruz Neto, presidente da Fapepi, João de Deus Sousa, ex deputado, Nazareno Fonteles, autor do Projeto de Lei de criação da Fapepi, Anísio Ferreira Lima Neto, Chefe da Embrapa, Paulo Henrique Gomes de Lima, presidente da Academia de Ciências, Bárbara Olímpia Ramos de Melo, Ex Vice Reitora da UESPI , Ex presidente da Fapepi, Daniel Amaral, Superintendente Comercial do Banco do Brasil do Piauí, Alessandro Ribeiro Gonsalves, filho do Professor Afonso Sena, Gildásio Fernandes Guedes, Reitor da UFPI e Jesus Antônio de Carvalho, Vice Reitor da UESPI , José Oliveira e Silva , Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do IFPI.
Amparo Oliveira - Edição: Katya D'Angelles