Alepi celebra 29 de fundação da Fazenda da Paz

por Iury Aragão publicado 23/06/2023 10h15, última modificação 23/06/2023 10h13
A solenidade foi proposta por Franzé Silva e presidida por Simone Pereira

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou na manhã dessa quinta-feira (22) sessão solene em homenagem aos 29 anos de fundação da Fazenda da Paz, uma comunidade terapêutica para dependentes químicos. A solenidade foi proposta pelo presidente da Casa, Franzé Silva (PT), e presidida por Simone Pereira (MDB).

Durante a sessão, o coordenador geral da Fazenda da Paz, Sérgio Luís, comemorou os avanços que a comunidade conseguiu nesses anos de atuação do Piauí. Ele lembrou que na quarta-feira (21) ela foi homenageada pela Câmara Municipal de Fortaleza.

“É necessário que seja criada uma frente parlamentar para que possamos cuidar melhor dessas pessoas. Estamos cuidando de vida, estamos fazendo um trabalho do mesmo jeito que os hospitais funcionam, somos instituição de alta relevância e, para isso, é necessário de no mínimo 30 milhões de reais para atender os diversos serviços que são necessários e oferecidos a essa comunidade. As causas terapêuticas não pedem ser vistas como desserviços”, disse Sérgio Luís.

O deputado Francisco Limma (PT) destacou a importância do trabalho da Fazenda da Paz, dizendo que ela acolhe as pessoas que buscam refúgio e lutam contra a dependência química – um problema de saúde pública que deixa sequelas psicológicas e afetam familiares e a sociedade.

Simone Pereira, conjuntamente com Francisco Limma, propuseram a criação de uma frente parlamentar que ajude nessa problemática. A deputada afirmou que o poder público deve atuar junto aos dependentes químicos, disponibilizando equipe multidisciplinar e que haja suporte, também, aos familiares.

A solenidade contou com representantes de comunidades religiosas, de associações terapêuticas e de órgãos que fazem parcerias com a Fazenda da Paz.

Amparo Orsano – Edição: Iury Parente