Alepi busca parcerias com a UFPI para qualificação de servidores
Na última terça-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio (MBD) esteve reunido com a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira, e o vice-reitor, Edmilson Moura para discutir parcerias entre as instituições. O encontro, realizado no Salão Nobre da Reitoria, abordou temas como qualificação profissional, mobilidade social e o fortalecimento de convênios.
A reitora da UFPI, Nadir Nogueira, destacou a relevância do diálogo contínuo com a Assembleia para atender às demandas da sociedade piauiense. "Como maior instituição de ensino superior do Estado e patrimônio do Piauí, apresentamos as oportunidades que a UFPI pode oferecer, não apenas para a Escola do Legislativo, mas também para a própria Assembleia. Nosso objetivo é expor um portfólio de capacitações, convênios e acordos de cooperação técnica que podem contribuir para a qualificação de recursos humanos", ressaltou a reitora.
Além da formação acadêmica, a reitora enfatizou a possibilidade de expandir a parceria para iniciativas voltadas à mobilidade social, alinhadas às ações do Governo Federal. A proposta inclui a capacitação de pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), permitindo que adquiram autonomia financeira e desenvolvam negócios sustentáveis. “Como garantir essa sustentabilidade? Pela educação. Por isso, vamos apresentar um portfólio de cursos de curto, médio e longo prazos, todos voltados para a qualificação profissional e o fortalecimento da cidadania no Piauí”, acrescentou a reitora Nadir Nogueira.
Severo Eulálio, também destacou o compromisso da Assembleia com iniciativas de qualificação profissional. "Abordamos a atuação da Escola do Legislativo na qualificação de pessoas, não apenas para os servidores da Assembleia, mas também por meio de parcerias para a capacitação do público externo, como em cursos de extensão e pós-graduação. Também tratamos de futuras colaborações entre a TV Assembleia e a Comunicação da Universidade", conclui.
Com informações da Ascom UFPI - Edição Katya D'Angelles