Alepi aprova requerimentos de informações apresentados por Gracinha Mão Santa
Seis requerimentos apresentados pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) cobrando informações do Governo do Estado sobre ações em diversas áreas foram aprovados na sessão plenária desta terça-feira (9) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
A Agespisa é demandada em três dos requerimentos aprovados. Gracinha Mão Santa solicitou as prestações de contas dos últimos cinco anos da autarquia, o avanço das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Parnaíba e um relatório sobre a qualidade da água distribuída. Nesse último pedido, ela requer que Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Agência de Regulação dos Serviços Públicos (Agrespi) e Ministério Público do Estado também façam um acompanhamento detalhado das informações.
Outras ações do Governo do Estado que chamaram a atenção da deputada foram a instalação de escritórios internacionais por parte da Investe Piauí e os empréstimos. Os deputados aprovaram requerimentos da deputada solicitando informações sobre o funcionamento dos escritórios e sobre a aplicação dos recursos contratados junto a bancos. Para a Secretaria de Educação, Gracinha Mão Santa solicitou explicações sobre a demora da reforma da Unidade Escolar José Narciso, em Parnaíba, que começou em 2018.
O deputado Marden Menezes (Progressistas) também apresentou demandas à Agespisa. O Plenário aprovou requerimento dele cobrando o retorno do abastecimento de água para as cidades de Pio IX, Vila Nova do Piauí, Campo Grande do Piauí, Fronteiras e São Julião. Já o foco do deputado Oliveira Neto (PT) foi a Equatorial. O parlamentar cobrou melhorias na energia oferecida para os moradores de Corrente, Curimatá, Riacho Frio, Avelino Lopes, Júlio Borges, Parnágua, Gilbués, Cristalândia do Piauí e Sebastião Barros.
Outro requerimento aprovado na sessão plenária desta terça-feira tem autoria da deputada Bárbara do Firmino (Progressistas). Ela solicita à Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos que construa uma casa de acolhimento à Comunidade LGBTQIA+ em Teresina.
Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles