Alepi aprova política de qualificação de mão de obra para produção de Hidrogênio Verde

por Iury Aragão publicado 29/08/2024 09h30, última modificação 29/08/2024 09h44
O deputado Rubens Vieira acredita que até 2035 mais de 60 mil empregos serão gerados

A proposta de criação da Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para Produção de Hidrogênio Verde foi aprovada na sessão plenária dessa quarta-feira (28) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O autor, Rubens Vieira (PT), afirma que até 2027 serão gerados mais de 10 mil postos de trabalho na cadeia de produção dessa energia renovável.

 

“Todos esses projetos, que orbitam em torno da produção de Hidrogênio Verde, precisarão de mão de obra qualificada, e qualificar os trabalhadores piauienses para atuar neste mercado é o objetivo deste projeto de lei. Segundo estimativa do Governo Estadual, até o ano de 2027 as obras ligadas à produção de Hidrogênio Verde no Piauí criarão pelo menos l0 mil empregos no Estado. A projeção realizada é que até o ano de 2035 mais de 60 mil empregos sejam gerados”, diz o deputado.

 

Na terça-feira (27), durante a reunião da Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CSEC), Dr. Vinícius Nascimento (PT) comemorou a iniciativa, afirmando que ela está em acordo com a política educacional do Governo do Estado, que olha para o futuro, que são as energias renováveis. Ele defendeu que mão de obra qualificada precisa ser preparada para ocupar os cargos que surgirão.

 

Entre as ações propostas no projeto, estão a promoção de pesquisas voltadas ao desenvolvimento científico-tecnológico para a produção, processamento e utilização de hidrogênio verde; o estímulo a estudos que objetivem a produção, processamento e utilização dessa energia; e a busca por parcerias para o fortalecimento e oferta de cursos em nível técnico e superior.

 

 

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles