Alepi aprova Medalha do Mérito ao advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho
O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta terça-feira (31), a concessão da Medalha do Mérito Legislativo "Ministro Evandro Lins e Silva" ao advogado Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil no triênio 2013-2016, atual presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB e coordenador da Procuradoria Constitucional da mesma instituição. A proposição foi aprovada em discussão única e votação secreta.
"A concessão da Medalha do Mérito Legislativo é o reconhecimento de todo o povo piauiense ao trabalho e dedicação desse ilustre profissional, que contribui de forma aguerrida na sua área de atuação", frisou o relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado B. Sá (Progressistas).
O autor da proposição, deputado Marden Menezes (Progressistas), enalteceu o homenageado. "Tive o prazer de conhecê-lo desde a juventude, antes do seu apogeu, e posso assegurar que a sua personalidade continua a mesma, apesar da grandeza, da sua estatura em nível de Brasil. Toda homenagem dessa natureza ainda é pouca diante da importância que ele tem para o meio jurídico", frisou.
O deputado Ziza Carvalho parabenizou Marden pela iniciativa e ressaltou a trajetória do advogado, que embora seja maranhense, possui Título de Cidadania Piauiense. "Levou o nome do Piauí ao posto máximo da advocacia nacional", completou Ziza, destacando que a Medalha do Mérito Legislativo é a maior honraria concedida a personalidades da área jurídica.
Os parlamentares aprovaram ainda a concessão da Medalha "Evandro Lins e Silva" ao ex-presidente da OAB-Piauí Luiz Gonzaga Soares Viana, e a concessão da Medalha do Mérito Legislativo "Dr. Dirceu Arcoverde" ao médico urologista Aurus Dourado Meneses, também propostas pelo deputado Marden.
TÍTULOS – Foram aprovados quatro projetos de decreto legislativo para a concessão de Títulos de Cidadania Piauiense. Serão agraciados, o juiz Rodrigo Tolentino, o médico anestesiologista Tiago Teixeira Santiago, o empresário Jorge Alexandre Ilgenfritz e o professor Adeodato Ari Cavalcante Salviano. Todas as honrarias foram aprovadas com 21 votos a favor e um em branco.
CALENDÁRIO – O deputado Ziza Carvalho é autor de proposição aprovada pelo Plenário, o Projeto de Lei 263/23, que institui o "Dia Estadual do Bombeiro Civil", a ser comemorado no dia 12 de janeiro de cada ano.
UTILIDADE – Também foi aprovado em duas votações, o Projeto de Lei 229/23, da deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), que reconhece de utilidade pública a Comunidade Terapêutica Acolhedora Terra de Moriá, de Parnaíba.
Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles