Advogados trabalhistas são homenageados pela Alepi

por Katya D'Angelles publicado 27/06/2024 11h25, última modificação 27/06/2024 11h47
Sessão solene destaca Dia Estadual do Advogado Trabalhista

O Plenário Waldemar Macêdo serviu de espaço, nesta quinta-feira (27), para uma homenagem aos advogados trabalhistas. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), por iniciativa do presidente Franzé Silva (PT), realizou uma sessão solene para destacar a passagem do dia 20 de junho, quando é comemorado o Dia Estadual do Advogado Trabalhista.

 

Os deputados compareceram à solenidade para prestigiar a categoria. Ziza Carvalho (MDB), B. Sá (Progressistas), Wilson Brandão (Progressistas) e Henrique Pires (MDB) estiveram presentes no Plenário. Franzé Silva foi quem abriu a sessão. “Estamos hoje homenageando uma categoria muito importante para a sociedade. Os advogados trabalhistas são responsáveis por garantir o funcionamento equilibrado do mercado mantendo as relações entre empresa e trabalhadores dentro da lei”, elogiou o presidente.

 

O presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PI (Ordem dos Advogados do Brasil), Wladimir Soares de Mesquita Neto, também destacou a importância social da categoria: “Nós, como advogados trabalhistas, temos uma missão muito importante que é a missão da pacificação social. A Justiça do Trabalho é uma justiça social, é uma justiça onde os embates se dão entre trabalhadores e empregadores. A função do advogado nesta área é buscar uma pacificação, é buscar uma justiça social plena e efetiva”.

 

Os ataques que a Justiça do Trabalho tem sofrido estiveram no foco do discurso do presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Piauí (AATEPI), Carlos Henrique Alencar: “É uma justiça responsável por distribuir direitos sociais e que, atualmente, vem sofrendo vários ataques que estão esvaziando esta competência justamente por aqueles que deveriam guardar a nossa Constituição. Então, é de fundamental importância a Associação ressaltar esse trabalho, porque nós que compomos a advocacia trabalhista juntamente com a magistratura e com o Ministério Público do Trabalho não podemos nos calar com os ataques que a justiça especializada está sofrendo nos últimos meses”.

 

Além da advocacia, as demais partes que compõem a Justiça do Trabalho compareceram à solenidade. Tanto promotores do Ministério Público do Trabalho, quanto magistrados do Tribunal de Justiça do Trabalho estiveram prestigiando a homenagem da Alepi à advocacia trabalhista piauiense.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles

IMAGENS DO DIA