Advocacia piauiense é homenageada pelo Legislativo

por Katya D'Angelles publicado 09/08/2024 17h07, última modificação 09/08/2024 17h07
Prestigiada sessão solene reuniu advogados e políticos nesta sexta-feira
Advocacia piauiense é homenageada pelo Legislativo

Celso Barros presidente da OAB Piaui

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta sexta-feira (09), sessão solene em homenagem ao Dia da Advocacia, celebrado anualmente no dia 11 de agosto. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), reunindo parlamentares, juristas e demais autoridades no Plenário Waldemar Macêdo.

A sessão foi proposta pelos deputados Henrique Pires (MDB) e pelo pastor Gessivaldo Isaías (Republicanos) enquanto exercia mandato de deputado. Ambos destacaram a importância da advocacia para a manutenção da democracia brasileira e para a busca da justiça, especialmente para os mais vulneráveis.

O presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, citou três juristas piauienses como exemplos de missionários da justiça: professor Wilson Brandão, pai do deputado Wilson Brandão; Petrônio Portella, ex-presidente do Senado e ex-ministro da Justiça; e Celso Barros Coelho, que teve seu mandato de deputado estadual cassado pela ditadura.

Celso Barros Neto também falou sobre a expansão da seccional piauiense da OAB, que recentemente inaugurou sete subseções. “Hoje, a nossa instituição está presente em mais de 200 postos de trabalho”, disse, adiantando que a OAB-PI apresentará à Alepi, na próxima semana, um projeto de lei sobre isenção de custas processuais.

Para o presidente do Instituto dos Advogados Piauienses, Álvaro Mota, “homenagear a advocacia não é uma questão de homenagear o advogado em si, mas de homenagear a cidadania. O trabalho do advogado é aquilo que garante toda a estrutura social”.

O ex-presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, ressaltou a importância do poder legislativo para a advocacia. “Esta Casa exerce um papel fundamental para a advocacia piauiense. Esta Casa legisla temas extremamente caros à advocacia do Piauí, a exemplo da lei de organização do Judiciário do Piauí”, pontuou.

A mesa de honra contou com a presença do representante do TCE-PI, conselheiro substituto Delano Câmara; diretor-geral da Escola Superior da Advocacia do Piauí, Thiago Carcará; presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo da OAB-PI, Mirna Valéria Amaral; secretário-adjunto da Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB-PI, Lucas Macedo; representante da Associação Piauiense da Advocacia, Raimundo Junior; e conselheira federal da OAB Élida Fabrícia.

Os senadores Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (MDB), o deputado federal Júlio Arcoverde (PP), e os deputados estaduais Wilson Brandão (PP), Oliveira Neto (PT), Firmino Paulo (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade), Severo Eulálio (MDB) e Gil Carlos (PT) também prestigiaram a solenidade.

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles